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A Estimulação Psicomotora, não significa antecipar ou pular fases do desenvolvimento do bebê, mas sim, oportunizar, preparar o ambiente, acolher, interagir e incentivar o bebê a descobrir o potencial do seu corpo através do movimento.
pela FEFISO / Associação Vem Ser
pelo ISPE / GAE
pela FMU
O desenvolvimento psicomotor contempla todo o desenvolvimento funcional do corpo, se divide em 8 bases psicomotoras, que se desenvolvem de forma hierárquica e acompanha o desenvolvimento da criança, desde o seu nascimento. Uma base psicomotora, sempre irá depender da outra para se desenvolver e cada uma possui um tempo para se consolidar.
A Psicomotricidade é primordial na educação infantil, principalmente na primeiríssima infância (do 0 a 3 anos), pois os bebês estão ingressando precocemente na vida escolar.
É muito importante que os profissionais do ensino infantil, que atendem os bebês de 0 a 3 anos, tenham conhecimento sobre os principais marcos psicomotores, quais estímulos psicomotores devem ser aplicados para cada faixa etária, com o objetivo de construir, organizar e apresentar o corpo ao bebê.
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Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.