Terapias

• Psicologia

A Psicologia irá auxiliar o indivíduo no seu autoconhecimento, na aceitação de seus limites e na busca de diferentes maneiras de enfrentar suas dificuldades.

• Fisioterapia

Busca Prevenir deformidades, diminuir padrões patológicos, manter ou aumentar a amplitude de movimentos, força muscular e, principalmente, otimizar a qualidade de vida do paciente. Assim, a Fisioterapia na Associação Vem Ser atua nas seguintes áreas:

• Neurológica: Induz a recuperação de funções, entre elas, a coordenação motora, força e o equilíbrio, baseando-se em exercícios que promovam a restauração das funções corporais.
  • Ortopédica: Indicada pata tratamento das disfunções do sistema músculo esquelético como problemas na coluna, dores articulares, recuperação pós operatória, utilizando recursos manuais, seguidos de eletrotermoterapia e cinesioterapia.
  • Respiratória: Aplicada às pessoas que necessitam de higiene brônquica, reeducação respiratória, reequilíbrio torácico abdominal, desinsuflação ou reexpansão pulmonar.
  • RPG: Técnica que visa a reeducação postural, através de exercícios de alongamento global, associado a exercícios posturais e respiratórios, conscientizando a pessoa de sua postura.É indicado geralmente para pessoas que tenham problemas de coluna como: hérnia de disco ou desvio postural.
  • Pilates Clínico: Técnica trabalhando em conjunto postura e alongamentos, associados a exercícios de fortalecimento muscular. É indicado para todas as pessoas que possuem problemas articulares de coluna ou que tenham alguma contra indicação à academia.
  • Fonoaudiologia: Trabalho em grupo e/ou individual, que favorece o bem estar e a qualidade de vida dos pacientes através de terapias de Linguagem, fala, motricidade oral, voz  e audição.
  • Psicomotricidade

O trabalho terapêutico psicomotor visa restabelecer desajustes corporais e emocionais manifestos através dos gestos da pessoa no diferentes ambientes em que vive. Essa linguagem corporal é um diálogo constante e permanente que utiliza dos mecanismos psicomotores estabelecidos no desenvolvimento de cada ser humano.
A coordenação psicomotora é uma qualidade diretamente ligada a expressão do corpo, porque todo movimento tem uma conotação psicológica de sensações. Nos movimentos, são expressos sentimentos de frustração, desagrado, prazer, euforia, como dimensão de um estado emocional, reconstruindo assim, uma memória afetiva desde os gestos mais simples. Essa terapia objetiva a harmonia e a sintonia desse ser humano em seus contextos relacionais sociais, educacionais e familiares em geral.
A medida que o indivíduo domina melhor seu corpo e sentimentos, gradativamente ele irá conduzir-se com mais segurança no seu meio ambiente, e, desta forma, movimentar-se adequadamente dentro de todo um processo educativo e social.