Associação Vem Ser

Formação em Psicomotricidade

Passados tantos anos do reconhecimento mundial da ciência Psicomotricidade, o Brasil veio a oficializá-la, enquanto profissão, somente numa reunião do CBO, em 12 de setembro de 2018. Nesse encontro fomos classificados no Código 2239, da família de Terapeutas Ocupacionais e Ortoptistas, recebendo o de nº 2239-15. No entanto a Lei que regulamentaria isso só foi assinada em 3 de janeiro de 2019, sob nº 13.794 e é sob ela que estamos atuando no mercado de trabalho desde então.

O que aconteceu depois disso foi uma demanda imensa de profissionais por informação e formação nessa área e para isso muitos buscaram em Cursos de Pós-Graduação essa especialidade (como estava ocorrendo anteriormente), mas sob a ameaça que para receber o título de Psicomotricista, com essa base acadêmica, só poderá acontecer até 2023, prazo que a Lei conta com o surgimento de cursos de Graduação para essa profissão.

Diante desse cenário, pensamos que é lamentável que se procure “títulos”, simplesmente. A Psicomotricidade é uma ciência do humano, em qualquer faixa etária e com essa responsabilidade o profissional que atuar com ela deverá se fundamentar de conhecimento, experiência prática, formação pessoal e acima de tudo muita responsabilidade na construção de seu ofício.

É triste ver cursos que estão esquecendo a importância da presencialidade nesse tipo de Formação e com o advento da pandemia permitiram que ela entrasse no mesmo rol de muitas outras, no formato integralmente online. Psicomotricidade é ciência do equilíbrio, do corpo, do toque, da escuta, do olhar, do acolhimento, dos afetos, da maternagem, do diálogo tônico, do prazer, do cognitivo e da unicidade humana. Como a virtualidade pode dar conta de todos esses “espaços”?

Atuar com a Psicomotricidade demanda estruturação pessoal e profissional, supervisão do outro e a grandeza do ínfimo…. como bem escreve um colega querido, Marcelo Antunes…. quando o verbo “amar” toca o corpo, ele o sensualiza, nasce o sentido do amor nas entranhas, “o desejo”, que apazigua as pulsões originárias e traz o “criançamento” da linguagem, a letra, as palavrescas, o verbar, o prazer e o amor no corpo… a gramática corporal.

Tenhamos respeito por essa formação integral necessária ao profissional PSICOMOTRICISTA, pois todos nós: crianças, adolescentes, adultos, idosos, deficientes ou não… merecemos!!!!

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Cacilda G. Velasco

Especialista em Psicomotricidade, Titulada Especialista em Gerontopsicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física, responsável Técnica da Associação VEM SER. Vários livros publicados na área psicomotora e diferentes atuações acadêmicas com cursos, congressos, mesa redonda e atuação desde 1984 em Terapias Psicomotoras na Água.

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Cacilda G. Velasco

Especialista em Psicomotricidade, Titulada Especialista em Gerontopsicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física, responsável Técnica da Associação VEM SER. Vários livros publicados na área psicomotora e diferentes atuações acadêmicas com cursos, congressos, mesa redonda e atuação desde 1984 em Terapias Psicomotoras na Água.

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Mais artigos

“pérolas” de Vitor da Fonseca

Durante esses últimos 40 anos me honro de ter sido aluna dessa referência mundial em Psicomotricidade que é o professor Vitor da Fonseca. De inúmeros cursos, eventos, congressos, encontros pessoais, presenciais ou on line, registrei “pérolas” que vale muito compartilhar… Edição I: Isolamento e Evolução Humana – Pérolas de Vitor da Fonseca

Decálogo de um Gerontopsicomotricista

1. Quando um Gerontopsicomotricista se capacita, ele também reconstrói sua história de aprendizagem. 2. Um Gerontopsicomotricista não brinca, simplesmente, ele introduz o bom humor em suas intervenções. 3. Quando Gerontopsicomotricista estuda não só enfoca no conhecimento e no saber, mas através das vivencias corporais, encontra suas fraquezas e as estuda. 4. Um Gerontopsicomotricista não transforma o mundo do idoso, ele lhe dá novo sentido de vida da senescência. 5. Quando um Gerontopsicomotricista intervém na produção de um movimento, ele está antenado em olhares, gestos, posturas e praxias do idoso. 6. Um Gerontopsicomotricista se emociona quando o idoso se debilita e festeja as pequenas conquistas dele, com seus próprios meios. 7. Quando um Gerontopsicomotricista observa, ele não está parado e sim contemplando a produção do idoso, no seu tempo com muito respeito e admiração. 8. Um Gerontopsicomotricista não tem limites na imaginação junto a materiais, a partir do lixo cria luxo, do simples uma complexidade e do fraco um gigante. 9. Quando um Gerontopsicomotricista fala não é para lhe dizer o que fazer, mas para provocar o seu fazer, procurando liberar suas emoções. 10. O Gerontopsicomotricista dialoga com seus próprios medos e os respeita, porque em na sua formação também viveu e entendeu os benefícios de entender a sua própria história.   (adaptação do Decálogo de David A. Burzac)

Alfabeto Psicomotor

Aprendizagem só pode ocorrer se não houver Bloqueios físicos, motores e/ou emocionais Comprometendo e até impedindo o bom Desempenho, na criança, do seu Esquema corporal.Este é responsável pela Facilidade na realização de Grande parte de suas funções.Outro fator é que os Hemisférios corporais e cerebrais devem estar Íntegros, neurologicamente, agindo Juntos,para a definição da Maturação física, motora, emocional e Neurológica estiverem definidas, Ocorrendo, na maioria das crianças, Por volta dos sete anos. Querer, implica o poder e o saber Realizar algo que já foi assimilado. Simplificar essa realização deve ser a Técnica utilizada pelo profissional “responsável”, Unindo a ela sua emoção e seu prazer Vivido junto ao ser com quem irá trabalhar. Xerocar atitudes de outros e falta de criatividade Zelo pelo seu crescimento pessoal e profissional junto a PSICOMOTRICIDADE (Cacilda Gonçalves Velasco)

O que é ser um Terapeuta

Aquele que trabalha com as mãos é um artesão! Aquele que trabalha com a mente é um sábio! Aquele que trabalha com a inspiração é um artista! Aquele que trabalha com a técnica é um profissional! Aquele que trabalha com a intuição é um místico! Aquele que trabalha com o coração é um espiritualista! Aquele que trabalha com as mãos, mente, inspiração, técnica, intuição e com o coração é um terapeuta! Otávio Leal

Representante Mundial

Prof. Dr. Rui Fernando Roque Martins

Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.