Associação Vem Ser

1ª EDIÇÃO 100% PRESENCIAL COM UM NOVO PÚBLICO!

Explorando a Epistemologia das Formações Brasileiras para Psicomotricistas em São Paulo

Nosso objetivo é oportunizar aos Psicomotricistas, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, etc… participarem e conhecerem um pouco da Epistemologia das diferentes Formações Brasileiras, entendendo as possibilidades, as especificidades e suas respectivas aplicações.

O que você vai conhecer

Oportunidade de conhecer e vivenciar as Práticas Corporais junto as seis Formações Brasileiras em Psicomotricidade nesta 1ª Edição, pois o Trabalho Corporal de um bom profissional é para sempre. 

Mais a Clínica Psicomotora de Esteban Levin, referência Internacional fechando o evento com a palestra “O Papel do CORPO na Família,na Escola, na Clínica e na Sociedade”

DIFERENTES FORMAÇÕES EM UM LUGAR SÓ

Evento Apoiado pela ABP
(Associação Brasileira de Psicomotricidade)

*bônus*

Palestra Internacional

Presencial – 3h      Esteban Levin 

"O Papel do CORPO na Família,na Escola, na Clínica e na Sociedade"

1 de Novembro de 2024

inscrições

(reserve a sua vaga)

VALORES

Inscrição: R$50,00

PAGAMENTO

  • Preencha nosso formulário e para mais informações entre em contato conosco via WhatsApp (11) 2940-6464

Não, atualmente o título de Psicomotricista só é dado a quem fizer Graduação em Psicomotricidade. Os cursos de Pós Graduação, mesmo após a Lei 13.794, de 3 de janeiro de 2023, continuam oferecendo o título de Especialista em Psicomotricidade. Esse evento não tem intenção de capacitação profissional e sim de informar a todos quais são as Formações Brasileiras.

Se fizer o projeto completo terá 140 horas de Práticas Corporais, que são aceitas pela Associação Brasileira de Psicomotricidade. Mas essas horas não correspondem a Formação Pessoal exigida por essa entidade, o que conseguirá somente quando aderir a realização de algumas das Formações apresentadas, por completo.

Pode, mas não lhe isenta do pagamento do módulo que se ausentar, pois o evento é um projeto único, dividido em parcelas.

Perderá a apresentação da respectiva Formação, uma oportunidade única de conhecimento dessa modalidade e das pessoas envolvidas e responsáveis por tal Formação Brasileira.

Pode, mas não lhe será ressarcido nenhum valor pago e haverá uma multa pela vaga ocupada, que deixou de ser ofertada a outra pessoa, pois não é possível entrar nesse Projeto após seu início, as vagas são fechadas.

Com certeza, exclusivo, constando o total de horas em que esteve presente durante todos esses meses.

O Certificado lhe será entregue mediante as respostas das avaliações de cada módulo.

Será realizada pela coordenadora do evento, a Psicomotricista Cacilda Gonçalves Velasco, com objetivo de registro do perfil de todos os inscritos para informação dos formadores que participarão.

Se participar somente da palestra, receberá o Certificado correspondente a participação desse momento, somente.

Pode, nesse caso há pacote especial para quem só deseja o evento internacional.

Pode, somente receberá a frequência correspondente ao período em que estiver presente nessa ocasião.

Estamos Aqui!

Rua Izonzo 163 – 3º andar – Sacomã, São Paulo
Telefone: (11) 2940-6464
WhatsApp: (11) 2940-6464
Email: vemser@associacaovemser.org.br

Processo de Inscrição

  1. Ler todos os tópicos do processo de inscrição, marcando como ciente de todas as informações. Clicar no botão logo abaixo “Inscreva-se” e preencher todos os dados.
  2. Fazer a reserva de vaga através do pagamento da taxa de matrícula, enviando o comprovante por WhatsApp para que possamos contatá-lo. Não reembolsável no caso de desistência.
  3. Após entrarmos em contato será agendada a entrevista, no qual depois será liberado para os próximos passos.
  4. Enviar documentação exigida.
  5. Preenchimento do termo de compromisso da entidade (enviado após a entrevista)
  6. Não haverá qualquer tipo de desconto pela ausência em nenhum módulo.
  7. Para que o evento aconteça é necessário o mínimo de inscritos, caso isso não aconteça entraremos em contato.
  8.  Qualquer dúvida estaremos a disposição no tel/whatsapp: (11) 2940-6464

Proposta geral de formação
em clínica psicomotora

Responsável: Esteban Levin

Local: São Paulo/SP

Duração total e distribuição:  Total de 30h

O essencial no campo psicomotor é o tema do olhar, do “toque”, do corpo e do movimento. Mais especificamente, na clínica psicomotora estará em jogo a relação de desejo posta em jogo na imagem corporal de um sujeito. É neste contexto que acreditamos que a proposta será direcionada, pois é aí que reside a originalidade da abordagem psicomotora.

É a criança quem, nas suas demandas e sintomas, cria para nós (digamos assim) a nossa especificidade no ato clínico, e não a especificidade que produz. É a criação da criança. É a singularidade de cada sujeito que determina se um sintoma se constrói no corpo, no seu movimento, nas suas posturas.

Pretendemos tomar o corpo e o movimento não a partir de uma posição comportamental ou energética (em relação à carga e descarga de energia), mas sim será o corpo e o movimento singular do sujeito, que em sua motricidade fala e articula, sua rede histórica na experiência psicomotora.

Como olhar para essa singularidade a partir da nossa perspectiva psicomotora? Construindo e armando esse duplo aspecto: de um lado o sujeito e, de outro, o entrelaçamento deste em relação ao movimento, ao tônus ​​muscular, ao corpo, às posturas, aos gestos e à experiência.

É nas mesmas produções do corpo que se encontra a estrutura subjetiva. Não é necessário mergulhar nas profundezas escondidas mas merece a leitura, o nosso olhar, que como tal também é escrita.

Na formação do terapeuta em habilidades psicomotoras, leva-nos ao caminho errado supor que por ter feito muitos cursos de trabalho corporal você está em melhores condições para conduzir a clínica psicomotora (os problemas clínicos não se enquadram neste nível). Pois quanto mais você pensa que conhece o corpo, mais você não o conhece, e não há saída para essa ferida narcísica (apesar de todas as técnicas corporais).

O conhecimento do próprio corpo não responde sobre o lugar simbólico que o sujeito nos investe, posição que será produzida e desdobrada ao longo do tratamento e daí a necessidade de supervisão dos acontecimentos clínicos.

O psicomotricista tem como estratégia o corpo em jogo para brincar. Não se confunde com o corpo, não se transforma em corpo, não “age como corpo”, mas antes brinca com o jogo do corpo se naquele momento singular do tratamento a sua inclusão instrumentaliza a possibilidade de escrita e passagem para o registro simbólico.

É a criança quem exige em suas demandas que o corpo do terapeuta seja colocado em jogo, para depois brincar o seu. Não esqueçamos que os seus sintomas e com eles o seu sofrimento estão aí encapsulados.

A estreita ligação entre a arte e a temática do corpo, desde o nascimento da cultura, coloca a experiência artística no lugar certo para extrair dela os elementos que nos ajudam a construir o edifício formativo e teórico do campo psicomotor, especificamente o que chamamos o olhar e a atuação do corpo na experiência do psicomotricista.

No jogo corporal que propomos para a clínica psicomotora, colocamos a experiência artística como um espaço criativo do qual podemos extrair conhecimentos e saberes sobre o corpo, o tempo, as imagens, as dimensões do movimento que nos permitirão refletir sobre a disponibilidade, habilidades corporais e psicomotoras de especialistas na clínica psicomotora infantil.

Conheça um pouco mais sobre essa Formação participando do módulo:

Dias de Realização:

Sábado (02/11/2024) – Domingo (03/11/2024) – 08h às 18h

Carga Horária: 20h

Local: Associação Vem Ser

ATOS PSICOMOTRICIDADE

Responsável: Ricardo Alves

Local: Rio de Janeiro/RJ

Duração total e distribuição: 500h, distribuídas em:

  • 100 horas de atividades de fundamentação teórica;
  • 130 horas de atividades de Práticas Psicomotoras (Vivências Corporais) + Maratona Psicomotora;
  • 100 horas de Prática Supervisionada em Psicomotricidade.
  • 110 horas Confecção, Orientação e Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
  • 20 horas de Supervisão;
  • 20 horas de atividades extras teóricas;
  • 20 horas de atividades extras de Práticas Psicomotoras (vivências corporais).

Base epistemológica:

A Formação Pessoal em Psicomotricidade da ATOS no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, objetiva capacitar profissionais das áreas de Educação e Saúde, em Psicomotricistas com bases teórico-práticas sólidas, compreendendo uma intervenção nos registro do Real, Simbólico e no Imaginário, no desenvolvimento e organização das pessoas, atuando nos segmentos educacionais e clínicos, empresariais, esportivos e demais setores como na Atenção Primária, de forma ética, proativa e humanista, pensando sempre no desenvolvimento e estruturação do sujeito em seus atendimentos.

Objetivamos inspirar pessoas a se conhecerem, lidar melhor com o singular e o plural, com o Outro e com o universo das coisas, com atos responsivos e responsáveis.

Referências Teóricas (autores estudados na base teórica):

Esteban Levin; Baruch Espinosa; Lev Vygotsky; Beatriz Saboya; Wallon, Soubiran; Daniel Calmels; Le Breton; André Lapierré; Bernard Aucouturier; Juan de Ajuriaguerra; Jean Bergès; Mikhail Bakhtin.

Contato: www.atospsicomotricidade.com.br / (21) 98603-9902 / contato@atospsicomoticidade.com.br 

Conheça um pouco mais sobre essa Formação participando do módulo:

Dias de Realização:

Sábado (06/04/2024) – Domingo (07/04/2024) – 08h às 18h

Carga Horária: 20h

Local: Associação Vem Ser

MULTIPLICIDADES DO CUIDAR – AGATHON

Responsável: Etelvina Maria França Soares

Local: Rio de Janeiro/RJ

Duração total e distribuição:  Total de 520h

O curso desenvolve-se em cinco módulos compreendendo um campo teórico e outro prático os quais são dedicados à revisão, ao ensino e à discussão de conceitos que fundamentem a Psicomotricidade.

Fazem parte da Formação as seguintes atividades sistemáticas: Maratonas referentes ao corpo teórico/prático desenvolvido na estrutura do curso; Seminários; Prática Supervisionada, Desenvolvimento de Trabalhos Monográficos, Participação na Jornada Interna e Participação no Ciclo Anual de Conferências do Agathon.

Base epistemológica:

A formação em psicomotricidade Multiplicidades do Cuidar – Agathon, visa promover a construção de conhecimentos teóricos científicos a respeito dos seus eixos de sustentação: corpo, movimento, linguagem, pensamento, afetos e relações. Objetiva ainda fundamentar a prática da sensibilização corporal atrelada a uma reflexão permanente a seu respeito.

A proposta do cuidar se baseia na escuta, no olhar, na singularidade, no acolhimento, no contato e na forma de estar e partilhar com o outro.
Cuidar não é proteger, não é definir o melhor para o outro. Cuidar é dar atenção, tratar, pensar, refletir, considerar, cogitar e só então agir.

Temos então representações onde o outro define o sentido e a decisão sobre suas ações. Entendemos que “fazer sentido” implica em estabelecer relações, dar forma, sequência e inteligibilidade aos acontecimentos

Referências Teóricas (autores estudados na base teórica):

CABRAL, S. V. ; PASSOS E. , KASTRUP V., ESCÓSSIA L. ; FERREIRA, C. A. THOMPSON R. MOUSINHO, R.; LEVIN, E. ; KELEMAN S.  ; TAVARES, M C G C F. ; GILLES D, CLAIRE P.  ; CAMUS, J.  ; LURIA, A.R. ; AJURIAGUERRA, J. ; SÁNCHEZ, P. A .  ; FONSECA, Vítor.

Contato: (21) 2715-1320 / clinica.agathon@gmail.com

Conheça um pouco mais sobre essa Formação participando do módulo:

Dias de Realização:

Sábado (18/05/2024) –  Domingo (19/05/2024) – 08h às 18h

Carga Horária: 20h

Local: Associação Vem Ser

PRÁTICA PSICOMOTORA AUCOUTURIER - PPA

Responsável: Silvia Carné

Local: Espaço Néctar – Rio de Janeiro/RJ

Duração total e distribuição: 1 ano e meio, sendo um final semana presencial por mês + seminários teórico – práticos online – 450 horas

Base epistemológica:

Prática Psicomotora Aucouturier é uma criação do Prof. Bernard Aucouturier, a partir da sua experiência de mais de 40 anos trabalhando com crianças.

As quatro linhas de força que compõem o arcabouço teórico-prático da PPA são: filosófica, psicológica, relacional e prática.

Sua base conceitual engloba o processo de maturação da criança, que vai do prazer de agir ao prazer de pensar l, bem como ferramentas específicas que favorecem a expressividade livre da criança em um ambiente assegurador e lúdico.

A Formação integra a gênese do desenvolvimento infantil, a compreensão psicodinâmica da motricidade da criança, a teorização da prática e a tecnicidade específica para aplicação nos campos da educação e da clínica.

Referências Teóricas (autores estudados na base teórica): Bernard Aucouturier; Freud; Winnicott; Didier Anzieu; Piaget

Contato: silviaacribeiro@gmail.com / (21) 98870-9998

Conheça um pouco mais sobre essa Formação participando do módulo:

Dia de Realização: Sábado (29/06/2024) – Domingo (30/06/2024) – 08h às 18h

Carga Horária: 20h

Local: Associação Vem Ser

CURUMIM PSICOMOTRICIDADE

Responsável: Sabrina Toledo

Local: Rio de Janeiro/RJ

Duração total e distribuição: 460h distribuídos em:

  • 300 horas de Fundamentação Teórica (240 horas presenciais e 60 horas online);
  • 100 horas de Formação Pessoal;
  • 60 horas de Prática Supervisionada em Psicomotricidade.

Base epistemológica:

Fundamentar a atuação do psicomotricista nas instâncias educacionais e clínicas a partir dos pressupostos teórico-práticos que embasam a Curumim Psicomotricidade.

Explicitar o fenômeno psicomotor, no campo educativo e clínico, em seus eixos filosófico, sociológico, psicanalítico e artístico.

Promover reflexões e práticas psicomotoras acerca do entrelaçamento entre a Psicomotricidade, a Psicanálise Winnicottiana, a natureza e as artes.

Desenvolver a criatividade por meio de práticas psicomotoras artísticas, de modo a favorecer o potencial criativo do psicomotricista.

Aprofundar os estudos sobre o desenvolvimento, a avaliação e os aspectos psicomotores, levando em conta também a Neurodiversidade.

Referências Teóricas (autores estudados na base teórica):

Inter-relacionar os autores clássicos da Psicomotricidade à psicanálise de Winnicott, ao fazer artístico-pensante de Angel Vianna e Patrícia Stokoe, ao pensamento de Chul Han e de Ailton Krenak, de modo a promover um trabalho consistente e original na Psicomotricidade Educacional e Clínica.

Contato: www.curumimpsicomotricidade.com.br / (21) 98124-0960

Conheça um pouco mais sobre essa Formação participando do módulo:

Dias de Realização:

Sábado (27/07/2024) –  Domingo (28/07/2024) – 08h às 18h

Carga Horária: 20h

Local: Associação Vem Ser

GERONTOPSICOMOTRICIDADE

Responsável: Cacilda Gonçalves Velasco

Local: Associação Vem Ser – São Paulo/SP

Duração total e distribuição: 584 horas/aula

  • Dois módulos dentro do Curso de Pós Graduação em Gerontopsicomotricidade, cada um com 28 horas, sendo 4 de teoria online e 24 de Formação Pessoal e Corporal.
  • Total de 56 horas de Formação Pessoal
  • 120 horas de Estágio Supervisionado
  • 303h aulas teóricas
  • 105h práticas corporais

Base epistemológica:

O desenvolvimento humano é um processo contínuo, iniciado na concepção e seguido por metamorfoses sequencializadas e faseadas até a morte, de tal forma que cada estágio apresenta um determinado nível de maturidade. De uma imaturidade característica, o ser humano caminha para uma maturidade, vencendo vários obstáculos e integrando várias aquisições que são essenciais para lidar com as realidades existentes, culminando posteriormente numa desmaturidade declinativa na terceira idade.

As complexas capacidades inatas transformam-se em novas fontes da informação por meio de novas aprendizagens, que em si consubstanciam o fator causal do desenvolvimento. A evolução humana contém uma reorganização desde o nascimento à morte, desde a criança ao adulto e desde o adulto ao idoso. Portanto ela caminha para a involução, isto é, está pré-programada para desintegrar.

Trabalhar com pessoas idosas envolve preparo, capacitação, cuidado, amor e muita dedicação e paciência e, para tal, a Formação Corporal e Pessoal do psicomotricista é de fundamental importância para encontrar todos recursos possíveis para criar intervenções gerontopsicomotoras adequadas e pertinentes a cada perfil encontrado. Também preparar o profissional para lidar com as perdas e os lutos que essa população vive e traz em cada escuta, em cada momento de atendimento.

Referência teórica (autores estudados na base teórica): Vitor da Fonseca

*Essa Formação será realizada conjuntamente com o Professor Juan Mila*

Contato: Associação Vem Ser – cursos@associacaovemser.org.br / (11) 2940-6464

Conheça um pouco mais sobre essa Formação participando do módulo:

Dia de Realização: Sábado (03/08/2024) – Domingo (04/08/2024) – 08h às 18h

Carga Horária: 20h

Local: Associação Vem Ser

PSICOMOTRICIDADE HEURÍSTICA

Responsável: Martha Lovisaro

Local: Rio de Janeiro/RJ

Duração total e distribuição: Educacional 300h e Educacional e Clínico 550h

Curso completo: 2 módulos teóricos: educacional composto pela epistemologia da psicomotricidade, seus fundamentos básicos, a teoria da aprendizagem heurística e desenvolvimento psicológico e neuromotor, dificuldades no aprendizado e sistema de atendimento educacional heurístico.

O módulo clínico contempla as especificidades da clínica, as ferramentas da prática, os distúrbios psicomotores e as patologias da mente e estados fronteiriços. A avaliação clínica e redação de documentos diagnósticos. As atitudes terapêuticas, a família e especificidades da clínica com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Contempla supervisão educacional e clínica, 100/h vivenciais e 100 teóricas pela Plataforma on line interativa.

Supervisão é aberta para todos os formandos por meio da apresentação de vídeo consentido para tal.

Base epistemológica:

Prática Psicomotora direcionada para a lógica da descoberta.

Permite experienciar um processo de autoconhecimento e um aprendizado profundo sobre si mesmo, através do corpo e da expressão emocional. A PH pode ser utilizada como prevenção das dificuldades de desenvolvimento na infância ou como tratamento para todas as idades.

Referência Teórica:

– Teoria da aprendizagem heurística de Bruner. A

– Estudos de psicologia em Wallon, Piaget, Vygotsky, Frankl e Jung.

– Estudos freudianos e pós freudianos.

– Aportes de neurociência, especialmente em Luria.

– Filosofia com Bergson e Merleau-Ponty.

– Conhecimentos de medicina oriental

– Estudos ocidentais e orientais sobre o corpo como território do sagrado (espiritualidade).

Contato: psico.heuristica@gmail.com / (21) 97035-0893

Conheça um pouco mais sobre essa Formação participando do módulo:

Dias de Realização:

Sábado (28/09/2024) – Domingo (29/09/2024) – 08h às 18h

Carga Horária: 20h

Local: Associação Vem Ser

Representante Mundial

Prof. Dr. Rui Fernando Roque Martins

Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.