Associação Vem Ser

IV Congresso Internacional de Psicomotricidade
da Associação VEM SER

31/05 e 01/06

São Paulo – SP

Objetivos

A Educação é uma das grandes preocupações da sociedade contemporânea. A escola recebe uma demanda de tarefas e funções que muitas vezes não lhe competem, quando não, seus profissionais não se encontram capacitados a resolver. Fora isso os processos de alfabetização implantados nem sempre atendem a individualidade de nossas crianças e a Psicomotricidade se faz presente e necessária em todos as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Pensando nisso reunimos profissionais que são referência na área da Grafomotricidade, para apresentar seus conhecimentos, seus “cases de sucesso” e trazerem evidências científicas atualizadas sobre o “corpo”, o “grafismo” e esse caminho importante psicomotor necessário a ser trilhado na alfabetização de nossos alunos.

Um momento científico para trocas, aprendizagens, experiências e atualização.

GRAFOMOTRICIDADE: UM CAMINHO PSICOMOTOR
DO CORPO AO PAPEL E DO LÁPIS ÀS TELAS

Abertura Mundial

Clique na foto e saiba mais informações

Maria Beatriz Loureiro

Abertura Nacional

Clique na foto e saiba mais informações

Rita Thompson

Abertura Regional

Clique na foto e saiba mais informações

Sônia das Dores Rodrigues

Palestrantes

Clique na foto para saber mais de cada um dos palestrantes

Internacionais

Franco Boscaini

Grafomotricidade
Um importante mediador de acesso à realidade

O traço gráfico, tanto do ponto de vista filogenético como ontogenético, constitui uma das expressões primordiais da identidade psicomotora do ser humano. Na verdade, o traço, baseado no tônus ​​e na motricidade, não é apenas indicativo dos processos maturacionais neurofisiológicos durante o desenvolvimento, mas constitui a forma potencial em que aspectos motores, emocionais, relacionais, cognitivos, comunicativos e simbólicos são expressos e objetivados ao longo do tempo..

Uma atividade que não pode ser banalizada porque é expressão da pulsão de vida.  E, através do componente tônico-emocional e tônico-motor, o indivíduo estabelece sua primeira relação com o objeto, o espaço e o tempo, favorecendo o início da representação, da linguagem e da identidade social.

Portanto, as habilidades grafomotoras, como expressão de uma história psicocorpórea individual, podem constituir uma ferramenta válida na avaliação clínica psicomotora. Além disso, é uma ferramenta útil a nível educativo-preventivo para a aprendizagem escolar. Mas, acima de tudo, constitui um elemento expressivo e um mediador terapêutico em qualquer situação desconfortável presente em qualquer momento da vida, de forma a salvaguardar o equilíbrio psicomotor do paciente.

Juan Garcia Núñez

Da garatuja à escrita

Aprendendo os processos sequenciais do percurso grafomotor para integrar que o significante da escrita pode ser produzido satisfatoriamente, não apenas porque o registro gráfico contém em si uma necessidade de comunicação e avaliação, mas, por sua vez , porque nele cada um dos movimentos são necessários para concretizá-lo.

Repetidas vezes , em qualquer idioma do mundo, você só precisa estar ciente da evolução que já se concretizou e do que está “armazenado” na psique, para incorporar a mais complexa linguagem humana : a escrita.

Nacionais

Amélia Mattar

Ana Mello

Cacilda Velasco

Claudia Alessandra

Cláudia Galvani

Marília Betencourt

Mesa Redonda 1 - DO CORPO AO PAPEL

Clique na foto e saiba mais informações

Mediadora

Claudia Galvani

Carolina Elisabeth Oliveira

Valéria Priscila

Mesa Redonda 2 - DO LÁPIS ÀS TELAS

Clique na foto e saiba mais informações

Mediadora

Ana Mello

Fernando Lauria

Roseli Lepique

Tarita Inoue

Mesa Redonda 3 - DA CASA À ESCOLA

Clique na foto e saiba mais informações

Coordenadora e Mediadora

Cacilda Gonçalves Velasco

Marta Cecília Gertel

Tatiana D`Angelo

Oficinas

Clique na foto e saiba mais de cada um dos participantes

DO CORPO AO PAPEL

Elaine Alves Lima

DO LÁPIS ÀS TELAS

Janaina Pavani

DA CASA À ESCOLA

Stéphanie Bruno

Comissão Científica

Confira cada membro que participará da Comissão Científica

• Amélia Mattar •

• Ana Mello •

• Cassia Eguthi •

• Claudia Galvani •

• Érika Gouveia •

• Cacilda Gonçalves Velasco •

"Cases" de Sucesso

Clique na foto e saiba mais de cada um dos participantes

Talita Hellen Lopes

Educação Infantil... é onde o grafismo começa?

Ana Cristina Malavazzi

Psicomotricidade e Inclusão na Escola Pública, Desafios e Sucesso

Apresentação Artística

Clique na foto e saiba mais de cada um dos participantes

Andrea Azevedo

Finalizado com sucesso!

08:00 – Credenciamento e entrega de material

09:00 – ABERTURA MUNDIAL – Maria Beatriz Loureiro

09:15 – ABERTURA NACIONAL – Rita Thompson  Presidente da ABP

09:30 – ABERTURA REGIONAL – Sônia Rodrigues  Representante do Capítulo Paulista da ABP

9:45 – Apresentação do Projeto criativo do Congresso

10:00 – Palestra Grafomotricidade Um importante mediador de acesso à realidade – Dr Franco Boscaini

11:00 – Palestra Desenvolvimento Humano – Claudia Alessandra Hoffelder.

12:00 –  Almoço

13:30 – Mesa redonda 1 – Do corpo ao papel – Carolina Elisabeth Oliveira  e Valeria Priscila  – mediadora Claudia Galvani

14:30 – Palestra – Do ato ao gesto gráfico – Marília Betencourt

15:30 – Intervalo

16:00 – “Case” de Sucesso – Educação Infantil …é onde o grafismo começa? – Talita Helen Lopes

16:30 – Palestra – Teste THG – Amélia Mattar

17:30 – OFICINAS e Lançamento de livros

– DO CORPO AO PAPEL com Elaine Beato

– DO LÁPIS ÀS TELAS com Janaina Pavani

– DA CASA À ESCOLA com Stéphanie Bruno

8:00 – Palestra A Grafomotricidade e seu papel no contexto educacional – Claudia Galvani e Ana Mello

9:00 – Palestra – Da garatuja á escrita – Juan Garcia Núñez

10:00 – Mesa redonda 2 – Do lápis as telas Fernando Lauria, Roseli Lepique e Tarita Inoue – Mediadora Ana Mello

11:30 – Palestra – Transdiciplinaridade na escola – Cacilda Velasco

12:30 – Almoço

14:00 – Mesa redonda 3 – Da casa à escola – Tatiana D’Angelo e Marta Cecília Gertel  – mediadora Cacilda Gonçalves Velasco

15:00  “Case” de Sucesso – Psicomotricidade e Inclusão na escola pública – desafios e sucesso – Ana Cristina Malavazzi

15:30 – Intervalo

16:00 – OFICINAS (VAGAS ENCERRADAS) e momento artístico

– DO CORPO AO PAPEL com Elaine Beato

– DO LÁPIS ÀS TELAS com Janaina Pavani

– DA CASA À ESCOLA com Stéphanie Bruno

Normas para Submissão de Resumos

Clique e veja as Normas para apresentação de trabalhos

Apresentação de Trabalhos

Clique e se inscreva para apresentar seu trabalho

Investimento

R$ 720
00
  •  

Lote 1

Até 28 de Fevereiro
  • R$525,00 À VISTA
  • R$560,00 EM 2X
  • R$594,00 EM 3X

Lote 2

Até 31 de Março
  • R$578,00 À VISTA
  • R$612,00 EM 2X
  • R$648,00 EM 3X

Lote 3

ATÉ O FIM DAS VAGAS
  • R$640,00 À VISTA
  • R$678,00 EM 2X
  • R$720,00 EM 3X

Descontos para grupos

Havendo interesse na inscrição em grupo, o responsável deve enviar o nome e a quantidade de pessoas do grupo para o email cursos@associacaovemser.org.br ou no WhatsApp abaixo e aguardar demais informações.

Consultar por whatsapp
  • No mínimo 05 pessoas

Demais descontos

10% para alunos e ex-alunos de Pós-Graduação da Associação Vem Ser
10% para participantes do I, II e III Congresso da Associação Vem Ser
10% para estudantes (enviar comprovante via WhatsApp)
10% para professores da rede pública de ensino

IMPORTANTE: Existe apenas um desconto por inscrição. O desconto não é acumulativo.

Local

São Paulo – SP

Estaremos aqui!

Universidade Unipaulistana

Rua Madre Cabrini 38 – Vila Mariana – São Paulo SP

 

Telefone: (11) 2940-6464

WhatsApp: (11) 2940-6464

Email: vemser@associacaovemser.org.br

Hotéis recomendados

Tendo em vista a grande demanda o evento acontecerá na UNIPAULISTANA, portanto recomendamos hotéis próximos a Vila Mariana – SP

(Para quem tiver interesse na lista de hotéis recomendados entrar em contato através do Whatsapp (11) 2940-6464)

Patrocínios

Apoios

Expositores

Abertura Mundial

Maria Beatriz Loureiro

Pedagoga pela U.F.M.G., 1973;
Psicopedagoga e Psicomotricista pelo CEPBA (Cientro del Estudios de Psicomotricidad de Buenos Aires) 1975 – Dra. Dalila M.M de Costallat;
Psicomotricista pelo ISRP – (Institut Supèrieur de Rèeducation Psychomotrice) Paris – 1976;
Master pelo ISRP – Paris – França, 1976. Cadre pelo ISRP – Paris – France – 1977;
Diretora e Professora do ISPE-GAE – (Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação – Grupo de Atividades Especializadas) 1978 e 1979;
Título de Honoris Causa – Julho 2008 – Paris – OIPR- Sorbonne;
Professora Honorária do Cientro Naciional de Epilepsia de
Quito (Equador) Novembro – 2010;
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade
da UNIP de 2017 a 2023;
Presidente da OIPR de 2014 a 2024;
Presidente Mundial Honorária – 2025.

Abertura Nacional

Rita Thompson

Presidente da Associação Brasileira de Psicomotricidade
Pedagoga, Psicomotricista, Psicopedagoga
Especialista em Educação
Mestre em Educação
Vice-presidente da ABENEPI
Membro do Comitê de Saúde Escolar da SOPERJ

Abertura Regional

Sônia das Dores Rodrigues

Pedagoga pela UNICAMP; Mestre e Doutora em Ciências Médicas (Área de Neurologia) pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Psicomotricista pelo ISPE/GAE (Faculdade de Medicina do ABC), com titulação pela Organização Internacional de Psicomotricidade (OIPR); Psicopedagoga pela PUC-Campinas; Neuropsicopedagoga (SBNPp). Atualmente, é Presidente do Capítulo Paulista da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP) e do XVI Congresso Brasileiro e III Internacional de Psicomotricidade da ABP. Faz parte Diretoria da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins) e do Inter.atua (Instituto Interdisciplinar do Neurodesenvolvimento). Atua na avaliação e intervenção de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento. Professora em curso de pós-graduação (mestrado e especialização).

Palestrante Internacional

Dr. Franco Boscaini

Diretor do CISERPP
Fundador, Delegado Nacional e atual Presidente do OIPR
Fundador de Associações Profissionais de Especialistas em Psicomotricidade e da FEP
Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiólogo
Licenciado em Psicologia
Psicomotricista
Mestre em Psicomotricidade
Doutor pela Universidade de Jaén, Espanha
Atuação em Serviço de Neuropsiquiatria Infantil na área de Corporeidade
Fundador da Revista ReS.

Palestrante Internacional

Juan Garcia Núñez

Psicomotricista
Mestre em Psicomotricidade e Relaxamento pelo Instituto Superior de Reeducação Psicomotora de Paris
Foi diretor da Unidade de Prevenção de Saúde Mental para Menores Protegidos da Comunidade de Madri (2003-2014)
Orientador terapêutico em psicomotricidade (2015-2025)
Atualmente é presidente da Fundação CITAP
Publicou vários artigos sobre intervenção psicomotora e entre suas obras mais significativas estão: Psicomotricidade e Educação Infantil, Educar para escrever, Brincar e Psicomotricidade, Psicomotricidade e Velhice, Teste de Habilidades Grafomotoras (T.H.G.) e Encarnação da Mente.

Palestrante Nacional

Amélia Mattar

Psicóloga e Neuropsicóloga
Psicomotricista e Grafomotricista
Formada em Psicanálise para Psicomotricista
Atuação voluntária na Creche Lar Jane Suzana, através da Associação Cristã Feminina de São Paulo – Taboão da Serra
Atua em Cliníca Psicomotora há 21 anos
Membro do Conselho Mundial de Psicomotricidade do CITAP – Madrid
Membro da Associação Mundial de Psicomotricidade
Membro Titular da ABP
Participação em Congressos Nacionais e Internacionais, em Cursos, Oficinas e Terapia para formação teórica, prática e pessoal desde 2004

Mediadora Mesa Redonda 2

Ana Mello

Profissional de Educação Física e Psicomotricista
Extensão Universitária em Educação Física Adaptada (USP)
Psicomotricista com Especialização em Educação Psicomotora e Grafomotricidade
Experiência na área educacional atuando há 30 anos nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Inclusiva
Docente em cursos de: Graduação (Pedagogia) e Pós-Graduação (Pedagogia Hospitalar, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Inclusiva e Neurociências)
Supervisão de Estágios em Educação Psicomotora
Professora de Educação Física em Escolas de Educação Especial (São Paulo) atuando na área motora com TEA e quadros sindrômicos e professora de Educação Física na Rede Particular nos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Assessoria Psicomotora na Rede Pública e Particular de Ensino
Formação Docente em escolas, Institutos de Educação, ONGS, entre outros
Formação Docente em Luanda – Angola, para educadores da primeira infância.

Mediadora Mesa Redonda 3

Cacilda Gonçalves Velasco

Idealizadora e Fundadora da Associação Vem Ser
Especialista em Psicomotricidade, Titulada em Gerontopsicomotricidade e Formadora pela Associação Brasileira de Psicomotricidade
Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física
Acadêmica da ABPNI (Academia Brasileira de Natação Infantil)
Responsável Técnica da Associação Vem Ser.

Palestrante Nacional

Claudia Alessandra Hoffelder

Psicopedagoga
Formada em educação física pela UNISA
Formada em Psicomotricidade pelo GAE
Formada em pedagogia pela UNISA
Terapeuta clinica de Reorganização Neurofuncional e Psicomotricidade
Terapeuta de auto conhecimento

Mediadora Mesa Redonda 1

Claudia Galvani

Psicomotricista e Psicopedagoga Clínica
Mestre em Gerontologia Social com ênfase na pesquisa em Gerontopsicomotricidade
Especialista em Grafomotricidade
Mediadora do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental)
Professora Universitária
Professora Honoris Causa na França (OIPR)
Assessora Clínica e Educacional em Psicomotricidade
Supervisora Clínica em Psicomotricidade
Autora e co-autora de artigos e livros com ênfase na Psicomotricidade / Gerontopsicomotricidade

Palestrante Nacional

Marília Betencourt

Pedagoga e Psicopedagoga, Psicomotricista com especialização em Terapia Psicomotora
Formação em Terapia Psicomotora de Base Psicanalítica pelo Centro de Estudos Regina Morizot (CERM)
Aperfeiçoamento em Université de Lyon, França
Aperfeiçoamento em I.S.P.R. – Paris
Sócia Titular nº 107 da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP)
Docência em Educação Infantil
Docência na Formação em Terapia Psicomotora (CERM)
Clínica em Psicopedagogia e Terapia Psicomotora
Poeta e autora de livros de Grafomotricidade.

Mesa Redonda

Carolina Elisabeth Oliveira

Pedagoga formada pela PUC – SP
Psicomotricista formada pelo ISPEGAE-SP com diploma reconhecido pela ISRP/OIPR Paris – França
Experiência Internacional Estágio em Psicomotricidade acompanhada por: Itália (Franco Boscaini), França Hospital St Maurice (Brigitte Feuillerat), Dinamarca (Lone Fridmot) e Portugal (Vitor da Fonseca)
Especialista em Grafomotricidade pelo ISPEGAE-SP e CITAP Espanha
Facilitadora de cursos e imersões para Psicomotricistas
Responsável pela clínica PDI Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil em Sorocaba/SP

Comissão Científica

Valéria Priscila

Psicomotricista, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga
Professora e palestrante nos cursos de Psicomotricidade e ABA
Pós–Graduação em Desenvolvimento Sensório-Motor Cognitivo e Estratégias de Intervenção no TEA – CBI\2024
Capacitação Em Avaliação Psicomotota II – Móbile/2023
Pós–Graduação em Neurociência e Saúde Mental na Aprendizagem – PUC – UNIFAI/2022
Capacitação na Visão MOVAPRE – Movimento e Aprendizagem – MOVAPRE/2022
Capacitação em TDC – Transtorno do Desenvolvimento e Coordenação – MOVEMENT OFF BOX/2022
Capacitação Avaliação Motora – MOVEMENT OFF BOX/2022
Capacitação em EDM – Escala do Desenvolvimento Motor – MOVEMENT OFF BOX/2022
Capacitação Aplicador ABA – Estimule Cursos/2021
Capacitação ABA no TEA – INSTITUTO NEURO/2021
Capacitação em Estimulação Psicomotora pra Bebês – BABY GYM EDUCA/2021
Capacitação em Desenvolvimento Motor e Psicomotor na Infância – BABY GYM EDUCA/2021
Capacitação em Avaliação Psicomotota – MÓBILE/2021
Pós–Graduação em Distúrbios de Aprendizagem – UNINA/2021

Mesa Redonda 2

Fernando Lauria

Neurocientista com graduação em Odontologia e Pedagogia
Especialização em Neurociência da Educação
Neuropsicopedagogo clínico e institucional e MBA em gestão de pessoas
Pesquisador com linhas de pesquisas voltadas para o Desenvolvimento Humano e os distúrbios de aprendizagem
Professor universitário desde 2010
Fundador e CEO do Instituto Limbios de Neurociência e Educação
Coordenador de cursos de Pós-Graduação da instituição Limbios de Neurociência e Educação
Ministrante de palestras e formações sobre Neurociência e Educação dentro e fora do Brasil.

Mesa Redonda 2

Roseli Lepique

Psicomotricista formada pelo Instituto de Psicomotricidade e Educação GAE
Psicopedagoga formada pelo Instituto Sedes Sapientiae
Bacharel em piano com especialização em Pedagogia Musical pela Universidade São Judas Tadeu
Especialização em Neurociências e Psicologia Cognitiva pela Universidade Mackenzie
Professora convidada nos cursos de Formação de professores, Educação Física, Música e Educação Especial na Universidad Autónoma de Madrid (2007, 2013 e 2014)
Psicomotricista Institucional de 2011 a 2019 no Colégio Miguel de Cervantes
Desenvolveu o Programa de Estimulação Psicomotora Musical “PsiCoMus”
Convidada, como psicomotricista, desde 2022 a participar do Laboratório de Pesquisa em Prevenção e Promoção de Saúde (LaPPes) no Instituto de Psicologia da USP
Professora convidada para palestrar no 2° Congresso Internacional de Pedagogia Hospitalar na Universidad de Antofagasta – Chile em 2024
Tradutora do livro Psicomotricidade e Educação Infantil de Juan García Núñez

Mesa Redonda 2

Tarita Inoue

Fisioterapeuta e Psicomotricista
Psicomotricista sócio titular pela Associação Brasileira de Psicomotricidade
Especialista em Fisioterapia Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Especialista em Fisioterapia em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo
Especialista em Fisioterapia em Neuropediatria pela Physiocursos
Professora do curso de Pós-Graduação de Neuropediatria do Instituto Beta Saúde
Certificação Internacional em Integração Sensorial módulos I e IV pela WPS e Universidade do Sul da Califórnia
Curso técnico em Análise aplicada do Comportamento (Registered Behavior Technician)
Fisioterapeuta por 12 anos do centro de reabilitação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (FFMUSP)
Membro do Grupo SPECTRUM Fisioterapia em TEA
Diretora da Clínica Tarita Inoue

Mesa Redonda 3

Marta Cecília Gertel

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
Mestre e Doutora em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
Fonoaudióloga clínica especialista em Fonoaudiologia Educacional;
Colaboradora efetiva do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Materno Infantil vinculado ao Departamento de Saúde coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA);
Atua principalmente nas áreas de Comunicação oral/escrita e educação;
Palestrante e pesquisadora da área de Linguagem Oral e Escrita, Desenvolvimento infanto-juvenil e Educação;
Atuação com supervisão e assessoria fonoaudiológica nas áreas de Comunicação Oral e Escrita, Educação Regular e Inclusiva;
Ministra palestras, workshops e cursos.

Mesa Redonda 3

Tatiana D`Angelo

Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas, com especialização em Neuroeducação e MBA em Gestão Escolar;
Coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Escalada.

Oficinas

Elaine Alves Lima

Psicomotricista, Pedagoga e Neuropsicopedagoga;
Professora de Educação Infantil por 20 anos;
Palestras em escolas sobre Psicomotricidade e suas relações com o desenvolvimento e a aprendizagem;
Membro do GEPAP – Grupo de Estudos, Pesquisas e Avaliações Psicomotoras – Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP;
Membro da OIPR – Organisation Internationale de Psychomotricitè et Relaxation – Paris/França
Participação como palestrante no X Congresso Mondiale di Psicomotricitá, em Verona – Itália, de 04 a 07 de maio de 2023.
Autora e Coordenadora Editorial do livro Psicomotricidade:
da Gestação à Melhor Idade. Editora Conquista, 2023.

Oficinas

Janaina Pavani

Psicomotricista;
Graduada em Educação Física
Especialista em Neuropsicologia da Aprendizagem e Transtornos;
Pós-Graduada em Análise do Comportamento aplicada à ABA e em Deficiência Intelectual e Motora;
Em formação no método Padovan;
Realizou estágios em Psicomotricidade no colégio de Madri e Psicomotricidade Clínica no Chile;
Leciona cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade;
Assessora em Psicomotricidade da Rede Solar.

Oficinas

Stéphanie Bruno

Pedagoga de primeira formação – UNIFAI
Pós-Graduada em Psicomotricidade – UNIFAI
Especialista em Grafomotricidade – ISPE-GAE
Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia – UNINA
Curso do Método Denver para Intervenção Precoce
Especialista em alfabetização para TEA

"Cases" de Sucesso

Talita Hellen Lopes

Educadora e Psicomotricista
Atuação em atividades psicomotoras e responsável por promover um atendimento humanizado no Espaço Terapêutico Viva Bem
Docente das disciplinas de Educação Física
(Educação Infantil ao 9º ano), Informática básica com Raciocínio Lógico
(Fundamental I e II), TCC (9º ano), Aulas de Liderança (Fundamental I e
II) Oficina Literária, Educação Financeira e Empreendedorismo
(Fundamental II) no Colégio Encanto Juvenil

"Cases" de Sucesso

Ana Cristina Malavazzi

Psicomotricista e Pedagoga;
Profissional com ampla experiência em educação inclusiva e desenvolvimento psicomotor, especializada em Psicopedagogia, Educação Especial e Artes Corporais aplicadas à aprendizagem;
Capacitação em Neurodesenvolvimento e Neuroaprendizagem, com atuação em contextos formais e não formais, promovendo a integração entre movimento, intelecto e arte para o desenvolvimento integral de pessoas com e sem deficiência;
Habilitada como docente e terapeuta, conduz processos de aprendizagem que integram aspectos motores, cognitivos e socioafetivos;
Utiliza abordagens como Reeducação do Movimento, Dance Ability, Método Feldenkrais e Danças Circulares Sagradas, além de promover vivências com foco em autonomia e funcionalidade;
Atuou como Educadora Social desenvolvendo projetos pedagógicos e socio-culturais para pessoas com deficiência intelectual;
Atua como Professora de Educação Básica I na Rede Educacional de São Bernardo do Campo.

Apresentação Artística

Andrea Azevedo

Pianista, Compositora, Arte-educadora, Flautista, Psicomotricista, Pedagoga e Neurocientista;
Integrante do GELC – UFABC (Grupo de Estudos de Linguagem e Cognição, coordenado pelas Dras. Katerina Lukasova e Maria Teresa Carthery-Goulart) desde 2019;
Concluiu o mestrado em Neurociência e Cognição na UFABC;
Membro da Rede Ciência para Educação (CpE) desde janeiro de 2023;
Especialização em Psicomotricidade (Unicsul);
Especialização em Neurociência Clínica e Educacional (FAHE);
Licenciatura plena em Artes pela Belas Artes e em Pedagogia pela Estácio
Bacharela em Piano pela Unicsul;
Atua como docente no ensino superior e na pós-graduação desde 2013, além de lecionar arte e música na educação básica desde 2002.

Representante Mundial

Prof. Dr. Rui Fernando Roque Martins

Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.