Livros

Propostas Psicomotoras – Atividades em psicomotricidade educacional, esportiva e clínica

Sempre nas nossas turmas do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade, a cada módulo, solicitamos aos alunos trabalhos que são complementares ao conteúdo de cada disciplina e o resultado da Educação Psicomotora em duas, uma de São Paulo e outra de Sorocaba, foi este rico repertório de Propostas criadas pelos alunos. Consideramos que a valorização da produção de cada profissional é um dos elementos motivadores na Formação de cada aluno no seu futuro mercado de trabalho

Organizadora: Cacilda Gonçalves Velasco
Editora: Wak
Ano: 2021
Valor: De: R$ 78,00
Por: 50,00 + frete

Gerontopsicomotricidade: Especialização da Psicomotricidade

Este livro, escrito por Soledad Vázquez e Juan Mila, profissionais, docentes e investigadores de referência internacional e com uma vasta experiência em psicomotricidade e gerontopsicomotricidade, fornece-nos informações de extremo valor tais como, as tendências globais a nível demográfico, uma análise sobre os riscos de exclusão, os estereótipos, os estilos de vida, a saúde, as capacidades e experiências acumuladas ao longo da vida bem como os processos patológicos associados ao envelhecimento e a especificidade de práticas de intervenção psicomotora na população idosa. De enorme relevância e atualidade ao abordar o envelhecimento, como um processo contínuo, irreversível, universal e multidimensional, apresenta as implicações do envelhecimento a nível biológico, psicológico e social, analisando diferentes perspetivas de compreensão desta etapa da vida. Por outro lado são fornecidos elementos fundamentais para a atuação dos psicomotricistas nos diversos ámbitos desde a prevenção à reabilitação, tendo em vista a procura de respostas que respondam às necessidades da pessoa idosa. O reconhecimento da psicomotricidade enquanto disciplina, bem como a afirmação de uma identidade profissional atuando neste grupo populacional, tem atravessado fronteiras, sendo este livro uma referência para todos os profissionais, investigadores, estudantes que pretendam aprofundar seus conhecimentos.

Autores: Soledad Várquez e Juan Mila
Editora: Corpora
Valor: R$ 60,00 + frete

Boas Práticas Psicomotoras Aquáticas

Este é o quinto livro da autora retratando a síntese de seu trabalho de quase 30 anos junto a Psicomotricidade. Essa ciência é aqui descrita em sua aplicação prática no meio líquido, como um critério científico e não como uma simples proposta de intervenção. Os seus leitores antigos reconhecerão trechos de suas outras obras, onde ela tenta justificar os benefícios que a Psicomotricidade promove, quando utilizada corretamente em qualquer área, desde que se respeite os fundamentos psicomotores a serem aplicados nos programas de aprendizagem da natação, terapias ou mesmo lazer na água..

Autora: Cacilda Gonçalves Velasco
Editora: Phorte
Ano: 2013
Valor: R$ 55,00 + frete

A Psicomotricidade e Suas Intervenções no Campo Adulto

A obra pautada no rigor metodológico, habilmente construído é uma leitura agradável e inovadora. Esta obra é uma excelente oportunidade para ressignificar saberes para ações no campo preventivo, educativo e terapêutico em psicomotricidade. Sua obra é uma literatura específica da psicomotricidade, enriquecida por diferentes autores e abordagens de trabalho teórico e prático, confirmando uma de suas teses em que toma o individuo como um ser global, integrado e em construção. Para o autor o conceito de globalidade é relevante para as diferentes áreas de atuação da Psicomotricidade, em diferentes fases e ciclos da vida. As abordagens descritas na obra evidenciam uma vasta experiência do autor em referência a formação básica do psicomotricista atendendo o tripé: formação teórica, formação pessoal e formação prática-profissional, reforçando diferentes enquadres de trabalho para o ensino-aprendizagem e espaço terapêutico. Nessa direção reforça a importância da Supervisão educacional ou clínica, individual ou em grupo, para a formação do psicomotricista. Para Mila, o primordial é entender o corpo real, o esquema e imagem corporal e as dimensões conscientes e insconscientes do corpo. Concebe o campo do adulto como um espaço delimitado entre as concepções e as práticas da Psicomotricidade como um marco específico que determina as intervenções psicomotoras, ao mesmo tempo em que as define, sustenta e habilita.

Autor: Juan Mila
Editora: Corpora Ediciones

Cinco Lições Acerca da Teoria da Psicomotricidade Relacional

Este livro é sem sombra de dúvidas uma obra cuidadosa, pensada e muito trabalhada pelo autor, que de forma clara e sintética nos aproxima e nos dá a possibilidade de disfrutar da aprendizagem das bases teóricas e da prática do Psicomotricidade Relacional. O trabalho de Nivaldo Torres é muito interessante porque dialoga de forma crítica e inteligente com o pensamento e com as obras do inegável professor da Psicomotricidade Relacional, André Lapierre. Ele faz de tal maneira que, mesmo tratando de diferentes temas abordados neste livro, encontramos um discípulo que reconhece as contribuições de Lapierre, mas que a partir dele constrói um discurso sólido e uma prática profissional consistente. Cada um dos capítulos é um convite a uma reflexão e ao aprofundamento teórico. - Autismo - Autismo e Intervenção - O Jogo Espontâneo - A Transferência - "Ego Profundo"

Autor: Nivaldo Torres
Editora: Corpora Ediciones

Aprendendo a Envelhecer. À luz da Psicomotricidade

Ser idoso é conviver com mudanças físicas, mentais e espirituais; mudanças essas impossíveis de disfarçar. O envelhecimento depende naturalmente do passar do tempo, mas o ritmo desse processo pode ser determinado por cada um. Essa segunda edição do livro original do Projeto de Intervenção junto a idosos, tem dois capítulos adicionais e traz consigo a missão de demonstrar a importância de nos capacitarmos para trabalharmos com essa população, que só cresce a cada ano no mundo.

Autora:Cacilda Gonçalces Velasco
Editora:Phorte
Ano: 2000
Valor: R$ 40,00 + frete

Como o Cérebro Aprende Melhor

Ajudar a criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, na conscientização da segurança aquática, no fomento à pesquisa, na formação de profissionais, na prevenção da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na natação infantil.

Autora:Lana Whitehead
Editora: INATI (Instituto de Natação Infantil)
Ano: 2017
Valor: R$ 5,00 + frete

Natação Inclusiva: Reflexões da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil

Essa obra construída com as colaborações do academicos da Academia Brasileira de Profissionais da Natação Infantil, reuniu textos sobre as diferentes deficiências e a contribuição da autora foi com o capítulo: “A Co-laboração Familiar nas aulas de Natação Adaptada”

Autores: Willian Urizzi de Lima, Alberto Bernado Klar, Cacilda Gonçalves Veslaco, Denise Martins Araújo, Egle Ribeiro da Luz, Jocian Machado Bueno, Leonardo Damasceno e Renata Rodrigues Ferreira
Editora: Supimpa

Saberes Compartilhados

Como acadêmica da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil, participou dessa primeira edição com o texto: –” O corpo e o gesto do professor em relação aos alunos”

Autores:Cacilda Gonçalces Velasco, Cláudia Melem, Denise Araújo, Egle Ribeiro da Luz, Jocian Machado Bueno, Juliana C. Janssen Barbosa, Renata Rogrigues, Sandra Rossi Madormo e William Urrizi de Lima
Editora: INATI (Instituto de Natação Infantil)
Ano: 2020
Valor: R$ 10,00 + frete

Psicomotricidade: que pratica é essa?

Nesta obra Cacilda faz a abertura dessa segunda edição da Revista Mosaico, com o capítulo PSICOMOTRICIDADE, QUE CIÊNCIA É ESSA? Páginas 11 a 24. Com muita honra foi convidada pela organizadora Rosa M. Prista e aborda a abrangência dessa ciência na Educação, Saúde e Esportes. Definição do que é Psicomotricidade e quem é o Psicomotricista. Qual o seu lugar na Educação. O que fazer no Esporte e Como fazer parte de uma equipe de saúde. Encerra o capítulo sobre a prática ética e um breve resumo de sua trajetória profissional no “mundo” psicomotor.

Organizador: Rosa M. Prista
Editora: All Print