PARTICIPANTES

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOMOTRICIDADE DA ASSOCIAÇÃO VEM SER

PSICOMOTRICIDADE É COM PSICOMOTRICISTA

Ana Maria Garcia de Mello

Profissional de Educação Física e Psicomotricista. Graduada em Educação Física – UNISA. Extensão Universitária em EFA (Educação Física Adaptada) – USP. Pós-Graduada em Psicomotricidade – UNIP. Experiência na área educacional atuando há 30 anos nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial. Professora de Educação Física em Escolas de Educação Especial (São Paulo) atuando na área motora com TEA e quadros sindrômicos e professora na Rede Particular nos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Consultora em Revistas de Educação (2004 a 2010) escrevendo sobre: Movimento, Psicomotricidade e Jogos de Raciocínio. Publicação Caderno para Professores (Supervisão na área Psicomotora). Assessoria Psicomotora na Rede Pública e Particular de Ensino. Formação Docente em escolas, Institutos de Educação, ONGS, entre outros. Formação Docente em Luanda – Angola (2011/2012) para professores de Educação Infantil. Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais sobres temas relacionados à Psicomotricidade.

Cacilda Gonçalves Velasco

Idealizadora e fundadora da Associação VEM SER; Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física. Especialista em Psicomotricidade; Titular Especialista em Gerontopsicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade, sob nº 51-RJ; Diretora Técnico Terapeuta da Associação Vem Ser; Acadêmica da ABPNI – Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil. Vários livros publicados e atualmente Coordenadora dos Cursos de Pós Graduação em Psicomotricidade, de Gerontopsicomotricidade e de Extensão em Psicomotricidade Aquática, em parceria com a FACOP-SP.

Cassia Y. Eguthi

Pedagoga, Psicopedagoga da Educação Especial, Psicomotricista Titular da ABP sob nº 412/SP; Presidente da Associação VEM SER; Professora e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade, em parceria com a FACOP. Responsável pelos Programas junto às pessoas com deficiência e idosos da Associação VEM SER.

Dayse Campos

Psicóloga Clínica com Licenciatura; Psicomotricista titulada pela Associação Brasileira de Psicomotricidade – ABP; Mestre em Educação Especial; Sócia Fundadora do Capitulo Cearense de Psicomotricidade; Membro da Comissão Científica do Capítulo Cearense de Psicomotricidade; Coordenadora da Comissão Acadêmica da Associação Brasileira de Psicomotricidade - ABP. Coordenadora e professora do curso de pós-graduação em psicomotricidade pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; 1ª. Cidadã honorária da Red Latino-Americana de Universidades com Formação em Psicomotricidade. Projetou, implantou e coordenou o setor de Psicomotricidade do Instituto da Primeira Infância-IPREDE, em Fortaleza/CE. Autora de vários artigos e livros em Psicomotricidade e Educação Inclusiva.

Esteban Levin

Graduado em Psicologia, Psicomotorista, Psicanalista, Professor de Educação Física. Diretor de diferentes cursos de capacitação em psicomotricidade, psicanálise, clínica com crianças e trabalho interdisciplinar. É autor de inúmeros artigos em diversas publicações especializadas nacional e internacional e vários livros: A clínica psicomotora; A função da criança; As Crianças do Outro Espelho; Para uma infância virtual; Pinóquios: Fantoches ou crianças de verdade?; A dimensão desconhecida da infância; O jogo no diagnóstico e vários outros apresentados em diferentes países, como Itália, Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, México, Brasil, entre outros.

Ivan Vargas

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC no ano de 2005, o Dr. Ivan entende que para exercer uma medicina de qualidade é necessário o contínuo aperfeiçoamento. E seguindo esse princípio, aprofundou seus estudos na área da Anestesiologia, tornando-se titular especialista em anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Ainda hoje permanece em contínuo estudo, e após a conclusão de sua tese de mestrado em odontologia com foco em bifosfonatos, segue agora sua formação no doutorado em odontologia. Tendo uma vasta experiência profissional, também é responsável por desenvolver conteúdos científicos para investir na educação contínua da área médica em suas várias áreas de atuação.

Juan Mila

Professor Diretor; Bacharel em Psicomotricidade; Especialista em Motricidade Gerontopsica pela Escola de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade da República; Doutor em Educação pela Universidade de Múrcia (Espanha); Professor Honoris Causa pela OIPR Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxamento (Paris-França); Presidente da Rede Latino-Americana de Universidades com Treinamento em Psicomotricidade. - Diretor do Jornal Ibero-americano de Universidades com Treinamento em Psicomotricidade; vários artigos e livros publicados e Membro de diferentes Comitês de Publicação de Revistas da Especialidade na Espanha, França, Portugal e Itália.

Luiz Gustavo Vasconcellos

Professor de Educação Física – UFRJ, Psicomotricista Clínico e Educacional, Sócio Titular da ABP, Professor do curso de Pós Graduação em Psicomotricidade do CENSUPEG; Professor de Pós Graduação da AVM; Professor de Yoga e Presidente da ABP - Associação Brasileira de Psicomotricidade.

Maria Aparecida Dias

Professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vice-chefe do Departamento de Educação Física/UFRN 2021/2023; Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva (GETA/UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento, de Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde e Pesquisa Educação e Inclusão em Contextos Educacionais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Física; do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde (MPGETS/UFRN)

Maria Beatriz Loureiro

Pedagoga e Psicomotricista pelo CEPBA - Buenos Aires/ Argentina - Dra. Dalila Costallt; Master Internacional em Psicomotricidade pela OIPR (Paris – França); Cadre en Santé pelo ISRP (Paris – França); Honoris Causa pela OIPR (Paris-França); Professora Honorária do Centro Nacional de Epilepsia de Quito (Equador); Presidente Mundial da OIPR, desde 2014; Diretora e sócia do ISPE-GAE-SP, desde 1977; Coordenadora e Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade pela UNIP-SP.

Renata Rodrigues

Graduada em Educação Física-UGF;Pós-graduada em Atividades Aquáticas – UGF; Pós-graduada Educador Aquático Universitario - UMH – Espanha; Formação em Psicomotricidade PPA - Aucouturier – NECTAR; Docente de Pós-graduação em várias instituições nos cursos de Atividades Aquáticas, Gestão em Fitness e Psicomotricidade; Gerente do departamento aquático Cia Athletica-RIO. Supervisora do Programa Baby e do Programa Infantil da Cia Athletica-RIO. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino – RJ; Conselheira do CREF 1 Rio de Janeiro desde 2008.Palestrante em diversos Congressos no Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Acadêmica fundadora da ABPNI.

Rossana Pugliese

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018), Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2005), Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (2001), Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); possui Formação em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica Freudiana do Rio de Janeiro (2013) e Formação na Prática Psicomotora Bernard Aucouturier (2011); Coordenadora do Laboratório de Estudos da Criança – LABESCRI; Professora da Universidade ESTÁCIO; Coordenadora de Pós Graduação Lato Sensu em Psicomotricidade e em Neurociências, Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem, na UNISAUDE EDUCACIONAL; autora do livro Bebê Aquático;, Coordenadora Pedagógica da rede Baby Gym e Proprietária da Baby Gym - Academia para Bebês, na Barra da Tijuca.

Roseli Cordeiro

Fisioterapeuta pela PUC – Campinas; Mestrado em Ciências do Movimento pela Universidade Guarulhos; Especialização em Docência do Ensino Superior -Universidade Guarulhos; Especialização em Linguagem Corporal, Universidade Cidade de São Paulo;ministra aulas em IES na grande São Paulo nas áreas de Pediatria, Neurologia, Cinesioterapia, Ética e Deontologia; membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UnG durante 05 anos; participou da reforma das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia e participou do PRÓ-Saúde/PET - Saúde do Ministério da Saúde na cidade de Guarulhos.

Suzana Cabral

Psicóloga, psicomotricista, Titular e de Honra e Membro da Comissão Científica da ABP; Coordenadora da especialização de Psicomotricidade da PUC Minas junto com Érica Fróis; autora e organizadora de livros, artigos em revistas sobre Psicomotricidade.

Vera Mattos

Fonoaudióloga e psicomotricista com 40 anos de experiência na clínica da infância. Mestre em Psicologia Social e doutora em Fonoaudiologia; Professora Titular de diversos cursos de Pós-Graduação no Brasil; autora de três livros sobre o desenvolvimento infantil e uma das criadoras do método “GROWING UP”, utilizado com exclusividade no MÓBILE, na qual é fundadora e diretora.

Vitor da Fonseca

Professor catedrático e agregado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, docente no seu Departamento de Educação Especial e Reabilitação nas disciplinas de Perturbações do Desenvolvimento, Psicomotricidade e Dificuldades de Aprendizagem ao longo de quatro décadas. Psicopedagogo e Psicomotricista, foi responsável clínico em várias clínicas privadas durante trinta e cinco anos, tendo observado e seguido terapeuticamente, cerca de 3.500 crianças e adolescentes, com as mais variadas dificuldades desenvolvimentais e de aprendizagem. Obteve o Mestrado em Learning Disabilities na Universidade de Northwestern (Evanston – Chicago). Coordenador científico do Centro de Observação e Reeducação PsicoEducacional (CORPE), e foi também professor convidado por universidades estrangeiras (Espanha, França, Itália, Brasil, Peru, Bolívia, Chile, Cuba, Costa Rica, e México). É autor de mais de 30 livros e publicou cerca de 200 artigos em revistas nacionais e estrangeiras, nos seguintes domínios: psicomotricidade; antropologia; psicopedagogia; intervenção precoce; educação especial; linguagem e suas desordens; dislexia, disgrafia, disortografia, dismatemática, e intervenção cognitiva.

Garanta agora sua vaga e contribua para o sucesso do nosso propósito!

Associação Vem Ser

Horário de Atendimento

Representante Mundial

Prof. Dr. Rui Fernando Roque Martins

Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.