TERAPIAS

Psicomotricidade

Através de propostas individuais ou em grupo, conforme avaliação realizada, proporcionar a harmonia e sintonia do ser, em seus contextos relacionais, sociais, educacionais, familiares e pessoais.

Considerando e respeitando o desenvolvimento do Ser em diferentes etapas da Vida, proporcionar a estimulação necessária e trabalhar déficits psicomotores através de propostas individuais ou em grupo.

Na Associação Vem Ser, este trabalho é realizado tanto com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Equilíbrio Harmônico

As intervenções psicomotoras promovem uma melhor equilibração corporal, tanto estática como dinâmica, levando a pessoa a uma realização motora mais harmoniosa.

Organização Corporal

Ter uma boa noção de corpo vai além de boa estruturação do esquema corporal, é também a construção da imagem corporal, adequando-se esse corpo no meio ambiente em que se vive, com sua própria história e gestos.

Adequação Tônica

O trabalho de tônus é de fundamental importância em todas as intervenções psicomotoras, pois a regulação tônica é a base de todos os demais trabalhos corporais.

Estruturação Espaço Temporal

As intervenções psicomotoras precisam ser construídas dentro de um espaço explorado e conhecido, assim como num tempo consciente e no ritmo próprio de cada pessoa.

Boa Lateralização

Localizar, discriminar e diferenciar todos os lados corporais, organiza o corpo nas suas relações com os demais, com os objetos e com o espaço. Saber identificar os 8 lados corporais (dentro/fora/cima/baixo/frente/trás/direita e esquerda) é uma forma de estar equilibrado em nosso próprio eixo corporal.

Boas Praxias Global e Fina

As intervenções visam o trabalho junto a todas as bases psicomotoras, sendo que as Praxias são o resultado final de “grande aprendizagem corporal” promovida por esse trabalho.

Representante Mundial

Prof. Dr. Rui Fernando Roque Martins

Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.