© Associação Vem Ser 2022. Todos os direitos reservados.
Levar conhecimento a maior quantidade de profissionais e os qualificar para seu exercício ético, consciente e responsável, é nossa MISSÃO.
Clique no botão para selecionar e ser redirecionado para a ficha de inscrição.
Presencial e Gravação – Esteban Levin
Horário: 19h às 22h
01 de Novembro de 2024
Presencial e Gravação – Esteban Levin
01, 02 e 03 de Novembro de 2024
Online – 10h
14 de setembro
Inscrição: R$ 200,00
Presencial – 6h
21 de setembro
Inscrição: A partir de R$ 200,00
Online – 4h
21 de setembro
Entre em contato conosco via WhatsApp!
Online – 20h
19 e 20 de outubro
Inscrição: R$ 400,00
Presencial – 10h
24 de novembro
Inscrição: R$ 200,00
Online – 10h
17 de agosto
Inscrição: R$ 200,00
Aula Gravada (pelo YouTube)
Valor: A partir de R$ 330,00
Online (pela Hotmart)
Carga Horária: 10h
Valor: R$ 300,00
Online (pela Hotmart)
Carga Horária: 08h
Valor: R$ 250,00
A inscrição só será efetivada após envio da ficha cadastral e comprovante de pagamento do curso livre selecionado.
Online – 10h
21 de abril
Inscrição: R$ 200,00
Presencial – 20h
23 e 24 de março
Inscrição: R$ 400,00
Online – 20h
22 e 23 de junho
Inscrição: R$ 400,00
Online – 20h
11 e 12 de março
Inscrição: R$ 400
Presencial – 40h
Módulo I: 20 e 21 de janeiro
Módulo II: 03 e 04 de fevereiro
Inscrição: R$ 750,00
Online – 10h
19 de maio
Inscrição: R$ 200,00
Híbrido – 40h
Módulo I (Online): 26 e 27 de agosto
Módulo II (Presencial): 02 e 03 de setembro
Inscrição: R$ 450 por módulo
Online – 20h
18 e 19 de março
Inscrição: R$ 400
Presencial – 10h
14 de setembro
Inscrição: R$ 200,00
Híbrido – 50h
Módulo I: 08 e 09 de junho (Online)
Módulo II: 13 e 14 de julho (Presencial)
Módulo III: 18 de agosto (Online)
Inscrição: R$ 900,00
Online – ?
16 e 17 de setembro
Inscrição: R$ ?
Presencial – ?
12 de novembro
Inscrição: R$ ?
Presencial – ?
21 e 22 de outubro
Inscrição: R$ ?
Online – ?
25 e 26 de novembro
Inscrição: R$ ?
Online – ?
16 e 17 de dezembro
Inscrição: R$ ?
© Associação Vem Ser 2022. Todos os direitos reservados.
Tem por objetivo propiciar um entendimento dos princípios farmacológicos das principais substâncias utilizadas em patologias de pacientes-alvo da psicomotricidade, seus efeitos colaterais e principais interferências no trabalho do psicomotricista, permitindo um melhor planejamento do acompanhamento do paciente, bem como a escolha da técnica adequada para cada paciente.
Programação:
Princípios da Farmacologia
Farmacocinética (Absorção, Distribuição, Metabolização, Eliminação)
Farmacocinética clínica ( Eliminação, Volume de distribuição, Meia-vida de eliminação, biodisponibilidade)
Farmacodinâmica ( Receptores, agonistas, antagonistas, agonista parcial, agonista inverso e efeito biológico)
Princípios de interação celular, transporte passívo, transporte ativo transmembrana
Principais Patologias ( Síndromes Genéticas, Miopatias, Neuropatias)
Principais grupos farmacológicos ( Relaxantes musculares, imunomoduladores, benzodiazepínicos, anticonvulsivantes, neurolépticos, antiinflamatórios)
Medicamentos: mecanismo de ação, pontos de atenção, principais efeitos colaterais
Sábado (14/09) – 08h às 18h
A aprendizagem é um processo em construção permanente. E a Educação Psicomotora se destaca nessa construção, compreendendo o CORPO como protagonista da relação com o outro e da interação com o mundo. O estudo da Neurociência nos explica que o cérebro se reorganiza constantemente por meio de estímulos externos, momento em que a ação corporal é parte fundamental desse processo.
O curso abordará pilares importantes sobre o Desenvolvimento Psicomotor, dentre eles: a compreensão da tonicidade e sua relação com os processos atencionais e afetivos; a construção da noção espaço-temporal na perspectiva evolutiva relacionada ao raciocínio lógico e a fluência do movimento e os desafios atuais relacionados à área da grafia. Como essas temáticas se relacionam com o processo de ensino-aprendizagem? O que precisamos saber? Como intervir?
Quer saber mais? Venha participar no nosso curso teórico-prático!
Programação:
– O início da caminhada: a Tonicidade e a atenção permanente ao corpo na construção da aprendizagem;
– O caminhar: A Estruturação Espaço-Temporal e suas contribuições na compreensão do pensamento lógico: Língua Portuguesa, Arte e Matemática;
– A chegada: Da Praxia Fina à Grafomotricidade – intervenções as dificuldades da atualidade;
– Os desafios no caminho: a atuação da Educação Psicomotora na Educação Inclusiva: fato ou fake?
*COM CERTIFICADO INCLUSO*
Horário do curso: 9h às 15h
* Desconto 10% alunos AVS
* Plano fidelidade (solicitar o seu desconto)
* Sorteio de brindes no final.
* Material ser enviado após o curso
Através do embasamento teórico prático da Gerontopsicomotricidade, tem o objetivo de entender o envelhecimento sob a ótica da senescência e da senilidade.
Partindo dessa premissa, a necessidade de mensurar a qualidade de vida das pessoas idosas e a eficácia da Gerontopsicomotricidade para o envelhecimento ativo e pleno.
Um estudo do Ser integral que é o humano, nos aspectos físicos motores, cognitivos, afetivo emocionais, da relação consigo mesmo, com o outro, considerando os aspectos do processo de envelhecimento, as perdas mas as possibilidades para uma longevidade saudável.
Um Curso online, ao vivo, para que os interessados de diferentes locais participem e tenham acesso enriquecedor desta ciência e conteúdo.
Conteúdo:
*COM CERTIFICADO INCLUSO*
Horário do curso: 8h às 12h
Trazer o conhecimento básico de cada ciência com a visão da relação multiprofissional com o trabalho do psicomotricista, além de introduzir conhecimentos atuais da própria ciência.
Programação:
As áreas a serem contempladas são diversas. Abordaremos especificamente a Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional entre tantas outras que fazem parceria com a Psicomotricidade.
Sábado (19/10) – 08h às 18h
Domingo (20/10) – 08h às 18h
Informar os alunos sobre o surgimento dessa modalidade na Formação em Psicomotricidade. Apresentar a todos o que seria um psicomotricista aquático e quais possibilidades de atuação na Educação e ou na Terapia Psicomotora Aquática. Fundamentação teórica das intervenções e uma vasta prática a respeito.
Programação:
O papel do psicomotricista aquático
Atuação do psicomotricista aquático: na Educação e ou na Terapia Psicomotora Aquática
Vivências e aplicabilidade das atividades dos fatores psicomotores: Respiração, Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção do Corpo, Estruturação Espaço-Temporal, Praxia Global e Praxia Fina.
Domingo (24/11) – 08h às 18h
Promover aos alunos a consciência e responsabilidade da realização de supervisões em suas intervenções educacionais e terapeuticas, com o objetivo de atender as expectativas do profissional psicomotricista, de seu aluno/paciente e da entidade a quem estiver prestando tal serviço.
Programação:
Oferecer ao aluno subsídios epistemológicos da Psicomotricidade, descrevendo cada uma das categorias psicomotoras e correlacionando-as com a Retrogênese Psicomotora.
Além disso, visamos instrumentalizar os alunos a trabalharem com as perdas e ganhos do envelhecimento, promovendo intervenções possível com idosos com diferentes comprometimentos.
Programação:
Domingo (21/04) – 08h às 18h
A psicomotricidade e qualidade de vida na velhice. Estudos de Gerontologia e Retrogênese Humana. Reconhecer as possibilidades e limitações da população idosa e utilizar a Psicomotricidade para a o bem estar do idoso e família.
Programação:
Na parte prática promover atividades lúdicas com os jogos, exercícios para melhoria funcional, dança e demais intervenções que são fatores importantes para o retardamento da retrogênese psicomotora, com atividades individuais ou em grupo.
Sábado (23/03) – 08h às 18h
Domingo (24/03) – 08h às 18h
Conhecer, compreender os tipos de Deficiências e as implicações de cada uma delas no processo de envelhecimento.
Possibilitar ao aluno, acesso a conteúdos pertinentes aos tipos de Deficiências, para reflexão, discussão, aprofundamento para conhecimento e intervenção junto à idosos com deficiência.
Programação:
Dados sobre as Deficiências e o Envelhecimento no Brasil e Mundo
Terminologias
Envelhecimento e a Deficiência Física
Envelhecimento e a Deficiência Intelectual
Envelhecimento e a Deficiência Sensorial (Visual, Auditiva)
Envelhecimento e Transtornos Comportamentais
Família e Rede de Apoio
Limitações, dificuldades, incapacidades, capacidades e possibilidades
Intervenção Multi, Inter e Transdisciplinar
Atividades Gerontopsicomotoras às pessoas com deficiência
Sábado (22/06) – 08h às 18h
Domingo (23/06) – 08h às 18h
A disciplina abrange a Educação Psicomotora e sua importância no aprendizado da escrita, explorando os pressupostos teórico-práticos da Psicomotricidade. Destaca a corporeidade na construção do conhecimento e suas inter-relações no ambiente educacional. Enfatiza o papel fundamental da aprendizagem no desenvolvimento humano, promovendo aquisição de conhecimentos e sua aplicação prática. Foca nos fatores psicomotores, discutindo sua aplicação em diferentes contextos, incluindo terapêutico, hospitalar e esportivo. Aborda a relação com o currículo nacional (BNCC), as implicações das alterações psicomotoras nos transtornos de aprendizagem e adota uma abordagem teórico-prática para compreensão e aplicação efetiva. No âmbito da escrita, detalha a Grafomotricidade, destaca o papel do psicomotricista como mediador e aborda a Disgrafia no contexto educacional. Explora o desenvolvimento neuropsicomotor em bebês e na Educação Infantil e Ensino Fundamental, concluindo com a elaboração do Planejamento Psicomotor alinhado aos pressupostos e documentos normativos.
Programação:
Sábado (20/01) – 08h às 18h
Domingo (21/01) – 08h às 18h
Sábado (03/02) – 08h às 18h
Domingo (04/02) – 08h às 18h
A Grafomotricidade é uma especialização distal. Para chegarmos a um bom controle grafomotor é necessária a compreensão da relação entre: o corpo- imagem, corpo-linguagem, corpo-escrita. A Psicomotricidade tem um papel crucial nessa jornada visto que seu estudo qualifica e alicerça o desenvolvimento do sujeito respeitando etapas que se iniciam no ato motor mais simples e espontâneo evoluindo ao ato mais elaborado e intencional, permitindo uma adequada execução as funções desafiadoras do nosso cotidiano.
O workshop destacará 12 palavras-chave que traduzem de forma didática o caminho psicomotor relacionado ao processo grafomotor. Cada palavra representará uma etapa do desenvolvimento e trará consigo uma vivência para a melhor compreensão do seu significado, pois a fundamentação teórica é fundamental, mas o que a qualifica é a prática bem direcionada aos objetivos propostos em cada etapa da aprendizagem.
Um worshop com novas propostas “do corpo ao papel” para sairmos da zona de conforto e do lugar comum no processo de aprender.
Sábado (14/09) – 09h as 14h
Conhecimentos necessários para uma boa avaliação psicomotora, recursos e métodos de avaliação psicomotora, reflexões e construção do relatório.
Programação:
O cérebro em ação – LURIA e Subfatores psicomotores e suas implicações no desenvolvimento – sintomas psicomotores;
Avaliação Psicomotora qualitativa e quantitativa de diferentes baterias: – Françoise Desobeau e Mattos & Kabarite (M&K); BPM de Vitor da Fonseca, EDM de Francisco Rosa Neto, Gerontopsicomotora de Cacilda Gonçalves Velasco e vários testes franceses, além de novas baterias para deficientes.
Confecção de um bom relatório.
Sábado (08/06) – 08h às 18h
Domingo (09/06) – 08h às 18h
Sábado (13/07) – 08h às 18h
Domingo (14/07) – 08h às 18h
Domingo (18/08) – 08h às 18h
Estudo de algumas deficiências, suas especificidades, realizando a interlocução para intervenções em Psicomotricidade.
Programação:
Diferenças entre: Deficiências, Distúrbios, Déficits, Transtornos, Doenças
Diagnósticos, tratamentos e prognósticos:
Deficiências físicas
Deficiências intelectuais
Deficiências sensoriais
Transtorno do Espectro Autista
Sábado (18/05) – 08h às 18h
Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.