Associação Vem Ser

Fato ou Fake?

FATOFAKE
01Psicomotricidade é uma ciência que trabalha o ser humano de forma integral.Psicomotricidade é uma metodologia que trabalha a motricidade da pessoa.
02Psicomotricidade é uma profissão reconhecida, mas não efetivamente regulamentada.Psicomotricidade já é reconhecida e tem conselho regulamentador da profissão.
03Os fundamentos da Psicomotricidade se baseiam em 8 enfoques (respiração, tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina).Os fundamentos da Psicomotricidade são a motricidade, a emoção e a cognição.
04O tripé formativo da Psicomotricidade é a teoria, a prática e a formação corporal pessoal.O tripé formativo da Psicomotricidade é o querer, poder e saber fazer.
05As áreas da atuação da Psicomotricidade são diversas que abrangem educação, saúde e esportes, além do mundo corporativo, do meio ambiente e das artes.As áreas de atuação são específicas da educação e da saúde.
06Avaliação psicomotora não é a mesma que a avaliação motora.A avaliação psicomotora é a mesma que a avaliação motora.
07Psicomotricidade trabalha com bebês, crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas.Psicomotricidade é só para crianças.
08A Psicomotricidade é trabalhada na atenção primária junto aos diferentes públicos.Psicomotricidade é trabalhada somente como terapia.
09Promove o desenvolvimento Integral de qualquer Ser Humano.Indicada somente para quem tem dificuldades e deficiências.
10A Psicomotricidade pode ser praticada em qualquer ambiente, inclusive o aquático, com e sem materiais.A Psicomotricidade só pode ser praticada numa sala equipada de materiais estimuladores.
11Atuar sem a devida formação pode colocar em risco a qualidade do atendimento e o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos. Portanto, é fundamental buscar capacitação reconhecida e manter-se em constante atualização.Todos podem atuar como psicomotricista.
12Para atuar em ambiente aquático é preciso pré requisitos quanto a formação do profissional, tendo em vista o meio líquido possuir propriedades que necessitam ser conhecidas do profissional.Todos podem atuar como psicomotricista, em quaisquer ambientes: aquáticos e/ou terrestres.
13As atividades Psicomotoras podem ser propostas através de “circuitos”, brincadeiras e ludicidade, mas que contemplem a psicomotricidade e não somente a motricidade.Todo circuito ou brincadeira é uma proposta Psicomotora.
14Um bom curso de Psicomotricidade é aquele que contempla as horas presenciais exigidas pela ABP.Um curso totalmente online capacita um bom profissional psicomotricista.
15Um bom psicomotricista é aquele que antes de qualquer planejamento de intervenção aplica uma avaliação psicomotora de qualidade.Um bom psicomotricista é aquele que avalia apenas os aspectos motores ou funcionais, sem a necessidade de considerar os demais aspectos.
16Para atuar como psicomotricista é necessário a formação corporal e pessoal do profissional e também uma carga horária presencial significativa de práticas na área, além de efetivo exercício para sua (futura) titulação junto à ABP.Para atuar como psicomotricista basta somente uma graduação mesmo que 100% online.
17A Lei que regulamentou a profissão deixou lacunas que estão ainda dependendo de ajustes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.A Lei que regulamentou a profissão de psicomotricista é abrangente e completa.
18Profissionais são reconhecidos psicomotricistas se obedecerem as regras estabelecidas na Lei 13.794, de 03.01.2019.Só pode ser psicomotricista quem fizer graduação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Autora:

Autora:

Foto de Cacilda G. Velasco

Cacilda G. Velasco

Especialista em Psicomotricidade, Titulada Especialista em Gerontopsicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física, responsável Técnica da Associação VEM SER. Vários livros publicados na área psicomotora e diferentes atuações acadêmicas com cursos, congressos, mesa redonda e atuação desde 1984 em Terapias Psicomotoras na Água.

Site
Foto de Cacilda G. Velasco

Cacilda G. Velasco

Especialista em Psicomotricidade, Titulada Especialista em Gerontopsicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física, responsável Técnica da Associação VEM SER. Vários livros publicados na área psicomotora e diferentes atuações acadêmicas com cursos, congressos, mesa redonda e atuação desde 1984 em Terapias Psicomotoras na Água.

Site

Mais artigos

ORIENTAÇÃO TEMPORAL

Abordar sobre os ENFOQUES PSICOMOTORES é algo científico, já que a Psicomotricidade tem como fundamento e base os 8 enfoques (Respiração, Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção

Diversidade segundo a Psicomotricidade

Muito se fala em diferenças em nossa sociedade contemporânea, no entanto, o trabalho da Psicomotricidade sempre nos ensinou que somos seres únicos… cujas diferenças precisam

O poder das EMOÇÕES!

Comemoramos o Dia do Profissional de Educação Física neste mês e vale oferecermos a ele este “bônus” a respeito de EMOÇÕES. Afinal não é só

Representante Mundial

Prof. Dr. Rui Fernando Roque Martins

Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.