Associação Vem Ser

Depois da pandemia, o modelo de cursos e trabalhos mudou muito em termos de relações humanas. A tecnologia foi utilizada de forma definitiva, não haverá retorno… muito mudou em formas de aprendizagem, mas ao mesmo tempo nossa ciência Psicomotricidade se viu bem afetada, já que somos profissionais da presença, do corpo, do toque… enfim, a importância de estarmos com o outro, perto corporalmente, é exatamente o diálogo tônico que é necessário para o equilíbrio psicomotor.

Muitos cursos e formações foram criados de forma remota, distante, on-line, e isso afetou muito a aquisição de especificidades próprias de nossa ciência. Pensando nisso, resolvemos elaborar um projeto de PRÁTICAS PSICOMOTORAS integralmente presencial, onde trabalharemos os 8 enfoques psicomotores, além da produção de Brinquedos e Brincadeiras que tenham objetivos psicomotores em seus resultados.

Este projeto vem atender a segurança nas intervenções entre profissionais e clientes na construção de relações educacionais ou terapêuticas que envolvam as práticas corporais tão fundamentais para a formação de bons psicomotricistas.

Fora isso, todas as horas do curso serão supervisionadas e valerão como horas práticas na titulação de Psicomotricistas junto a Associação Brasileira de Psicomotricidade.

Público Alvo

Estudantes, Graduados ou Pós Graduados em Psicomotricidade, de cursos que tenham sido presenciais, híbridos ou a distância e também Psicomotricistas formados.

Objetivos

Promover aos participantes vivências práticas dos 8 enfoques psicomotores: Respiração, Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção do Corpo, Estruturação Espaço-Temporal, Praxia Global e Praxia Fina.

Criar oportunidades de demonstrar e construir brinquedos e brincadeiras que envolvam trabalhos psicomotores a diferentes públicos.

Transformar cada encontro em uma oportunidade de formarmos grupos de estudo!

MESES
0
MÓDULO POR MÊS
0
POR MÓDULO
0 H
CARGA HORÁRIA
0 H
VAGAS
0

MÓDULOS

07 e 08 de Fevereiro

PRIMEIRO MÓDULO

Respiração e Tonicidade

21 e 22 de Março

SEGUNDO MÓDULO

Equilibração e Lateralização

18 e 19 de Abril

TERCEIRO MÓDULO

Noção do Corpo e Estruturação Espaço-Temporal

23 e 24 de Maio

QUARTO MÓDULO

Praxia Global e Praxia Fina

27 e 28 de Junho

QUINTO MÓDULO

Brinquedos e Brincadeiras Psicomotoras

CONTEÚDOS

Todo o conteúdo do curso está publicado nessas três obras, que estarão inclusas como material pedagógico a ser consultado:

INFORMAÇÕES

MODALIDADE 100% PRESENCIAL

5 meses – 1 módulo por mês, de 15 horas cada um

De fevereiro a junho de 2026

 

75 horas de trabalho psicomotor corporal, com prática supervisionada presencialmente, atendendo as exigências da ABP (Associação Brasileira de Psicomotricidade) para titulação!

Sábados das 8 às 18 horas, com intervalo de almoço, e domingos das 8 às 13 horas.

CERTIFICADO:

Será oferecido o respectivo certificado ao aluno com o total de horas que participou em cada módulo, horas estas aceitas pela ABP para os sócios que desejarem convalidá-las para sua titulação.

DOCENTE RESPONSÁVEL

Especialista em Psicomotricidade.

Titulada Especialista em Gerontopsicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade.

Acadêmica da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil – ABPNI

Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física, Responsável técnica, coordernadora e docente dos cursos de Pós-Graduação da Associação VEM SER.

Vários livros publicados na área psicomotora e diferentes atuações acadêmicas com cursos, congressos, mesa redonda e atuação desde 1984 em Terapias Psicomotoras na Água.

MÁTRICULA

R$ 250,00

incluso os três livros

CURSO COMPLETO

4X DE 250,00

Bônus grátis: Módulo 5

MÓDULOS AVULSOS

R$ 300,00

cada um

Se interessou?
Preencha a nossa ficha e entraremos em contato com você!

Representante Mundial

Prof. Dr. Rui Fernando Roque Martins

Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.