A aprendizagem esportiva é uma prática de muitos profissionais da Educação Física e com isso vários são os recursos e estratégias de ensino. Sabemos de profissionais que utilizam de condutas bastante lúdicas e outras não tanto. Alunos, em geral tem muito prazer quando escolhem um determinado esporte e nisso vão com prazer para determinadas modalidades, sempre tendo em vista o que gostam mais ou onde possuem mais habilidades.
No entanto, há caminhos outros de aprendizagem do Esporte em geral, e um deles é através da ciência psicomotora.
Quando construímos nosso Projeto de Curso de Pós Graduação em Psicomotricidade, há muito anos atrás, tivemos a preocupação de incluir a área esportiva como uma das que a ciência Psicomotricidade muito contribui, além da Preventiva, Educacional e Terapeutica.
Ensinar uma modalidade esportiva deve respeitar a equidade e a unicidade humana. Somos seres com diferentes capacidades e possibilidades e isso deve ser um ítem fundamental a ser utilizado nos recursos utilizados e nas estratégias de ensino aplicadas.
Muitas são as situações onde uma criança é encaminhada a aprendizagem de um esporte e, mesmo gostando bastante dele, acaba desistindo de sua prática, pois motivos emocionais, sociais ou até mesmo cognitivos e corporais impedem ele de prosseguir nessa aprendizagem, desistindo e algumas vezes, nunca mais retornando.
O mesmo acontece comumente com adolescentes e adultos, quando não com idosos, que se sentem incapaz de aprender e se desinteressam. Isso se dá não pela especificidade do esporte ou dificuldade do aluno, mas sim da metodologia aplicada nesse processo de aprendizagem.
A Psicomotricidade como ciência do equilíbrio humano nos mostra que todos somos capazes de diferentes aprendizagens e temos inteligência e cognição possível para qualquer novo conhecimento. Mas “como” nos é ensinado é que faz toda a diferença num novo saber.
Sendo uma ciência e preparando diferentes profissionais de diversas áreas sobre seus fundamentos, ela nos ajuda demais nos Esportes, pois como em qualquer outra atividade na vida, nosso CORPO é o agente da aprendizagem. Ele precisa ser considerado em todas as suas potencialidades e fragilidades e é possível trabalhar esse “instrumento de vida”, “essa casa onde mora um sujeito” a executar tudo que a modalidade esportiva exigir, desde que a motivação para isso exista.
Temos esportes individuais e coletivos, que acontecem em ambientes terrestres, aéreos e aquáticos. Pensando nisso é preciso entender todo o ambiente que o esporte será praticado e principalmente quem é esse sujeito que deseja aprender isso.
A Psicomotricidade apresenta sempre uma nova maneira de ser e de fazer para qualquer circunstância humana. Com isso por que não os profissionais estudarem essa ciência, se capacitarem e se especializarem para utilizá-la na buscar do prazer e da auto realização de seus alunos e atletas? Isso, com certeza, fará a “vida útil” do atleta muito mais longeva, tendo em vista o que presenciamos de atletas que abandonam o esporte em que apresentam tão significativos resultados, por conta de sua saúde física ou emocional?
Concluímos esta nossa reflexão convidando todos os profissionais da educação física a conhecer melhor essa ciência, com isso temos certeza que suas aulas serão “show”. Ele fascinará seus alunos e trará tudo o que o Esporte deve sempre oferecer: saúde, alegria, prazer, auto estima e realização, com excelentes resultados.