Associação Vem Ser

Retrogênese Psicomotora

Sabemos que a população idosa sofre cristalização dos seus comportamentos tônicos, privando-se da possibilidade de perceber o que há de mais simples: o prazer do movimento, o prazer que vem do corpo, o prazer da vida. A psicomotricidade é um caminho que abre possibilidades aos idosos de encontrarem outras formas de fazer, outras maneiras de pensar, outros sonhos a realizar, aprendendo a envelhecer com felicidade e prazer.

Há uma série de pesquisas que desvendam o cérebro maduro, na faixa entre 40 a 70 anos concluem que uma cabeça que pode ser até grisalha num corpo saudável reconhece com maior profundidade ideias centrais, compreende significados que não entenderia se fosse jovem e encontra soluções rapidamente. O cérebro é praticamente o mesmo, com transformações quase imperceptíveis. O que muda é a mente, que é produto da vivência. Daí conclui-se que o cérebro humano ao envelhecer compensa sua maior lentidão com a experiência adquirida. O segredo do talento do cérebro maduro está no bom senso. Quanto mais experiente for ele, maiores as chances de seu dono tomar decisões acertadas.

Maturidade tem a ver com vivência e não com tempo. Por exemplo, um jovem que viajou o mundo e se expôs a choques culturais ou que aprendeu cedo a lidar com suas angústias, pode ter um cérebro considerado maduro e, portanto, com melhor capacidade cognitiva e decisiva. O tempo, fisiologicamente, tem uma contribuição relativamente menor, já que o processo de envelhecimento reduz o número de neurotransmissores e torna circuitos neuronais mais lentos, causando aquela demora para nos lembrarmos, por exemplo, do nome de alguém. Nos registros de nosso viver consciente e inconsciente temos marcados os momentos mais nobres (tanto os bons como os maus).

Muita gente, no entanto, ainda associa velhice a declínio de cognição. Segundo o neurologista Ricardo Teixeira, diretor do Instituto do Cérebro de Brasília, o envelhecimento provoca perdas irrisórias ao cérebro, tremendamente discretas se comparadas à riqueza de conexões neuronais que um indivíduo forma no decorrer da vida. Tudo se relaciona ao estilo de vida e não à idade: até 60 ou mesmo 70 anos, os problemas de memória, atenção, fluência verbal ou execução de pequenas tarefas estão relacionadas a excesso de estresse, desequilíbrio emocional, sono desregrado, alimentação desbalanceada e, principalmente, sedentarismo.

A ciência também tem mostrado que a saúde do organismo como um todo se reflete no cérebro ou seja, o bem-estar do corpo favorece as funções mentais. Nesse sentido, o exercício físico tem mesmo um papel fundamental, mas não qualquer exercício e sim aquele que é feito voluntariamente. O prazer é fundamental para a quem busca saúde da mente e divertir-se é a melhor receita para manter a massa cinzenta ativa e saudável. Afinal produz mais neurônios, mesmo após os 40, quem valoriza o lazer, convívio social, as atividades desafiadoras, enfim, a qualidade de vida.

O cérebro é plástico e continua sempre mudando, o que lhe garante uma crescente complexidade de conexões e uma compreensão cada vez mais profunda das coisas. A comunidade científica investe tempo, pessoas e dinheiro em pesquisas muito nobres a todos os saberes. A cada dia novos conhecimentos são divulgados e as especialidades médicas mais instrumentalizadas para informar processos de nosso corpo, antes desconhecidos ou mitificados.

Durante muito tempo, acreditamos que a capacidade cerebral estava escondida nos neurônios. Nos últimos anos, no entanto, neurologistas e psiquiatras resolveram estudar a massa branca, que até então era ignorada. Essa divulgação nos dá novo foco sobre nossas habilidades. A massa branca é formada principalmente por mielina, um tipo de gordura que envolve os axônios, que serve de isolante para os impulsos elétricos que percorrem o cérebro. Sabíamos que a mielina estava distribuída de forma irregular ao redor dos neurônios, mas só agora que ela é depositada sobre as células nervosas com o intuito de melhorar a condução da eletricidade. A distribuição desigual serve para deixar os impulsos elétricos mais precisos, chegando ao mesmo tempo nos neurônios. Dessa forma eles coordenam melhor os nossos movimentos e pensamentos.

Isso vale para qualquer tipo de ação e pensamento, pois quando você pratica algo, a mielina se deposita e os sinais entre as sinapses vão ficando mais eficientes. A mielinização leva à perfeição”, diz George Bartzokis, professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia, maior especialista do assunto no mundo. Esse processo é tão importante que até um bebê recém-nascido só abre os olhos depois que a mielina em seu cérebro se depositou nos lugares certos. Da mesma forma um idoso perde sua mobilidade não porque seus músculos simplesmente se atrofiaram, mas porque a mielina do cérebro diminuiu.

Para a mielinização ser mais eficiente, é preciso errar muito e sempre (!?). Isso nos confunde? Não, isso justifica muitas situações. Por exemplo: quando se cai, se leva uma bronca, se erra algo, etc… todos nós nos esforçamos para não mais cair daquela forma, não ser motivo para uma nova bronca e não cometer mais o mesmo erro… portanto… SE APRENDE. Se estivermos sempre repetindo algo da mesma forma, não há evolução. O ideal é falhar tentando algo novo do que insistir na mesmice da “rotina”. É nessa condição que a mielina é mais eficientemente espalhada pelo cérebro. Os que erram e treinam mais, são também recompensados. Isso é visível em ressonância magnética.

Músicos, escritores e crianças que tiram nota alta têm muito mais massa branca do que seus pares “comuns”. Quem, aliás, era recordista em massa branca era Einstein. Quando o cérebro do físico foi dissecado, notou-se, entre outras coisas, uma quantidade anormal de mielina. “Quem nunca errou nunca fez nada de novo”, dizia ele. O auge da mielinização acontece durante a infância, quando toda forma de atividade é novidade e tem de ser aprendida. Até os 30 anos, ela continua em alta escala, período esse onde se aprendem novas habilidades com facilidade. Até os 50, a mielina ainda pode ser ajustada em direção a um ou outro aprendizado. Depois disso, infelizmente, as perdas são maiores que os ganhos.

A mielinização continua, mas para preservar as aptidões já adquiridas, ou seja, a dificuldade para mudanças é maior. Além da idade, há algumas limitações sérias, pois há cérebros mais preparados para mielinizar do que outros. Daí a unicidade, isto é, a característica humana de ser exclusivo e único, pois não há duas pessoas idênticas, tudo dependerá da quantidade de estímulos que cada cérebro receber para que esse “aproveitamento de mielina” se transforme num lucro.

A Psicomotricidade situa a atividade humana como um investimento global da personalidade (da pessoa em ação). As modificações tônicas, as posturas e os movimentos são significantes da sua história pessoal, das suas representações, das suas vivências tônico-emocionais e do seu imaginário. A prática psicomotora é unificadora, porque liga a expressão corporal e a atividade mental, o real e o imaginário e o corpo no espaço e no tempo. A significação das expressões corporais, do diálogo tônico, a previsibilidade e antecipação, a distância relacional e simbólica, a diferenciação do mundo interno e externo e o vínculo como condição prévia traduzem a atividade humana como um processo psicomotor autêntico. A emoção permite o estabelecimento hierárquico de prioridades, unifica a ação e atinge determinado objetivo.

Na prática psicomotora existem falsas questões: Relacional? Instrumental? Funcional? Educativa? Terapêutica? Quais são as “linhas” e estratégias dessa ciência? Nossa experiência prática nos oferece que a resposta acertada é que a Psicomotricidade tem uma perspectiva holística e global, de entendimento da pessoa humana e das possibilidades adequadas de intervenção. Sua objetividade é o caminho da construção da consciência e da identidade psicocorporal.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Autora:

Autora:

Picture of Cacilda G. Velasco

Cacilda G. Velasco

Especialista em Psicomotricidade, Titulada Especialista em Gerontopsicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física, responsável Técnica da Associação VEM SER. Vários livros publicados na área psicomotora e diferentes atuações acadêmicas com cursos, congressos, mesa redonda e atuação desde 1984 em Terapias Psicomotoras na Água.

Site
Picture of Cacilda G. Velasco

Cacilda G. Velasco

Especialista em Psicomotricidade, Titulada Especialista em Gerontopsicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física, responsável Técnica da Associação VEM SER. Vários livros publicados na área psicomotora e diferentes atuações acadêmicas com cursos, congressos, mesa redonda e atuação desde 1984 em Terapias Psicomotoras na Água.

Site

Mais artigos

“pérolas” de Vitor da Fonseca

Durante esses últimos 40 anos me honro de ter sido aluna dessa referência mundial em Psicomotricidade que é o professor Vitor da Fonseca. De inúmeros

Decálogo de um Gerontopsicomotricista

1. Quando um Gerontopsicomotricista se capacita, ele também reconstrói sua história de aprendizagem. 2. Um Gerontopsicomotricista não brinca, simplesmente, ele introduz o bom humor em

Alfabeto Psicomotor

Aprendizagem só pode ocorrer se não houver Bloqueios físicos, motores e/ou emocionais Comprometendo e até impedindo o bom Desempenho, na criança, do seu Esquema corporal.Este

O que é ser um Terapeuta

Aquele que trabalha com as mãos é um artesão! Aquele que trabalha com a mente é um sábio! Aquele que trabalha com a inspiração é

Representante Mundial

Prof. Dr. Rui Fernando Roque Martins

Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.