Associação Vem Ser

PSICOMOTRICIDADE ENQUANTO PREVENÇÃO

Com Professor Vitor da Fonseca, em 7 de setembro de 2022

Ficamos extasiados com tantos conhecimentos!

Vivemos e praticamos a Psicomotricidade há muito anos e uma enorme inquietação foi agora superada com o que escutamos nesse feriado da Independência, com tamanha sabedoria e conhecimento, dessa referência mundial que é o Professor Vitor da Fonseca.

A Psicomotricidade se estabelece desde o “casal grávido”. Quão importante é o desejo dos pais, dessa criança, da sua significação na vida em família, no reconhecimento de sua morada inicial (a barriga da mamãe), afinal foi nossa primeira competição (e aquática), da vitória do espermatozoide na penetração do óvulo. Já somos vencedores na fecundação…. A carícia na barriga, a conversa do papai e mamãe com esse “serzinho”, os sons, os cheiros, os ambientes que essa mamãe expõe de forma indireta a essa criança fazem toda a diferença no aspecto psicomotor. Os pais são os primeiros psicomotricistas em nossa vida.

Já na primeira infância o trabalho de estimulação, que começa na família, é o alicerce que nos enche de estímulos às conquistas do desenvolvimento, para que na segunda e terceira infância se possa colher o fruto dessa construção. A Psicomotricidade nessa fase fica como uma parceira na construção desse ser e o adulto fica sendo um supervisor disso e da preparação da adolescência. Na infância se solidifica a verdadeira integração sensorial global necessária para o resto de nossas vidas.

Um aspecto fundamental até aqui é o papel do corpo. No cérebro está um corpo…tudo passa por ele, até a matemática, nos processos escolares. Sabemos o quão a Escola é “inimiga do corpo”, segundo o professor, mas como está sendo necessário uma verdadeira revolução educacional, que respeite os preceitos psicomotores, em termos de equilíbrio da vida humana!!!!

Ao chegarmos na adolescência, entramos numa fase que se mescla com a idade adulta e constatamos que há muitos adolescentes adultos e muitos adultos ainda adolescentes, isto porque não há harmonia entre o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, em cada um de todos nós. Precisamos de muito envolvimento social para ser um ser integral. É preciso se desenvolver as Funções Conativas, isto é, motivação intrínseca, haver mais inspiração que transpiração, promovendo assim um melhor equilíbrio nessa fase de vida. Nessa nossa fase da vida a linguagem é um fatos essencial. O Psicomotricista precisa incentivar a linguagem, ser um fonoaudiólogo da linguagem.

O adulto está no momento de chegada do declínio, da retrogênese, daí toda preocupação deve ser grande de construírem suas próprias famílias, ter autonomia financeira, cidadania participativa e boas relações com sua alimentação, seus pensamentos e com o outro. Cuidar de seu estilo de vida, dar importância a atividade física contínua, a restrição calórica, ingerindo menos carboidratos, evitando assim patologias ligadas ao excesso deles, como obesidade e diabetes. Desenvolver novas habilidades e estimular o seu cérebro. O adulto é o resultado da adolescência vivida, chega a plenitude psicomotora, mas precisa cuidar de seu bem estar.

Estamos numa era onde nascem menos crianças que morrem pessoas, daí nossa longevidade está implantada. É preciso se aproximar da espiritualidade, ter mais práticas das Funções Executivas, já que a vida caminha para a finitude. A atividade esportiva é favorecedora de boas práticas para uma retrogênese saudável, afinal o músculo também é um órgão dos sentidos.

Portanto caminhamos da tripolaridade funcional temporal, da imaturidade, a maturidade e desta a desmaturidade. É necessário promovermos a saúde mental dos idosos, evitando a retrogênese cognitiva, estabelecendo jogos interativos, novas aprendizagens e autonomia funcional.

Finalmente concluímos que a Psicomotricidade, além de uma ciência do equilíbrio humana, é do CUIDADO, os psicomotricistas podem e devem ser importantes cuidadores, estimulando e promovendo o bom desenvolvimento e respeitando todas as  fases da Vida.

QUE ORGULHO TER A PSICOMOTRICIDADE COMO FILOSOFIA DE VIDA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Autora:

Autora:

Picture of Cacilda G. Velasco

Cacilda G. Velasco

Especialista em Psicomotricidade, Titulada Especialista em Gerontopsicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física, responsável Técnica da Associação VEM SER. Vários livros publicados na área psicomotora e diferentes atuações acadêmicas com cursos, congressos, mesa redonda e atuação desde 1984 em Terapias Psicomotoras na Água.

Site
Picture of Cacilda G. Velasco

Cacilda G. Velasco

Especialista em Psicomotricidade, Titulada Especialista em Gerontopsicomotricidade pela Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professora, Pedagoga e Profissional de Educação Física, responsável Técnica da Associação VEM SER. Vários livros publicados na área psicomotora e diferentes atuações acadêmicas com cursos, congressos, mesa redonda e atuação desde 1984 em Terapias Psicomotoras na Água.

Site

Mais artigos

“pérolas” de Vitor da Fonseca

Durante esses últimos 40 anos me honro de ter sido aluna dessa referência mundial em Psicomotricidade que é o professor Vitor da Fonseca. De inúmeros

Decálogo de um Gerontopsicomotricista

1. Quando um Gerontopsicomotricista se capacita, ele também reconstrói sua história de aprendizagem. 2. Um Gerontopsicomotricista não brinca, simplesmente, ele introduz o bom humor em

Alfabeto Psicomotor

Aprendizagem só pode ocorrer se não houver Bloqueios físicos, motores e/ou emocionais Comprometendo e até impedindo o bom Desempenho, na criança, do seu Esquema corporal.Este

O que é ser um Terapeuta

Aquele que trabalha com as mãos é um artesão! Aquele que trabalha com a mente é um sábio! Aquele que trabalha com a inspiração é

Representante Mundial

Prof. Dr. Rui Fernando Roque Martins

Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)
Docente na licenciatura em Reabilitação Psicomotora e Coordenador do Curso do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da FMH – UL
Membro fundador e delegado português do Fórum Europeu de Psicomotricidade
Delegado Português da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação desde 1989.
Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, pela contribuição para o desenvolvimento Internacional da Psicomotricidade
Membro fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.